Hemangioma de corpo vertebral

 

    Os hemangiomas vertebrais são geralmente assintomáticos, e portanto, são detectados de maneira incidental nas Ressonâncias Magnéticas da coluna vertebral. Nenhum tratamento está indicado nestes casos. No entanto, alguns hemangiomas podem se manifestar clinicamente com dor axial e deficits neurológicos e podem necessitar de cirurgia ou outro tratamento.

     Nos casos sintomáticos, quando há apenas dor na coluna e subsídios suficientes para atribuir a dor ao achado de hemangioma vertebral, o tratamento de escolha pode ser a vertebroplastia. Quando há lesão neurológica por compressão das raízes nervosas ou da medula espinhal, a cirurgia deve envolver a descompressão cirúrgica (hemi, laminectomia ou costotransversectomia) e ressecção do hemangioma que estiver protruindo para dentro do canal espinhal e, posterior reconstrução da vértebra acometida por vertebroplastia.
     A reconstrução vertebral com a vertebroplastia, ou a cifoplastia, geralmente apresenta bom resultado. Outras alternativas como embolização arterial ou injeção intralesional de álcool podem ser consideradas.
 
 
Fonte:Amato, MCM; Amato, CM; Amato, MCM; Morillo, MG. Manual para o médico generalista. 2˚ edição. 2012 (no prelo)