História da Equipe de Cirurgia Vascular, Angiologia e Cirurgia Endovascular

HISTÓRIA DA EQUIPE DE CIRURGIA VASCULAR
A história da Equipe de Cirurgia Vascular da Vasculab e Amato Consultório Médico inicia-se com a História da Cirurgia Vascular do Brasil. O Professor Irany Novah Moraes, assistente do Professor Alípio Corrêa Neto, que em 1935 assumiu a Cátedra de Cirurgia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, foi por ele designado para tratar dos doentes que tinham problema nos vasos, para que pesquisasse mais sobre esse assunto, visto que estava havendo uma demanda crescente. O Prof Alípio Corrêa Neto, ao designar seus assistentes para tratar de determinadas doenças, acabou, de maneira natural, iniciando a especialização no Brasil. O Prof Irany Novah Moraes foi um dos primeiros especialistas do Brasil, em doenças dos vasos. Deixou um legado técnico e ético para as gerações seguintes, sendo considerado o Professor dos Professores.
O Professor Salvador José de Toledo Arruda Amato, seu genro, após concluir o doutorado em Anatomia na Universidade de São Paulo e se especializar no Medical College of Ohio, em Toledo, nos Estados Unidos, no Serviço do Professor J.R. Navarre, trabalhou juntamente com ele, no Hospital Jaraguá, criando um Serviço de Referência para Doenças Vasculares em São Paulo. Foi Professor Titular de Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro, por 30 anos. Atualmente continua exercendo sua atividade profissional na Vasculab e Amato - Consultório Médico.
O Dr Alexandre Campos Moraes Amato, seu neto, já tem os títulos de especialista em Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular e Endovascular e Angiorradiologia, pelas respectivas Sociedades Medicas, passou um ano em Milão, no Hospital San Raffaele em Milão no serviço do Prof. Chiesa, referência internacional para doenças arteriais, e hoje está de volta, na pós graduação na Faculdade de Medicina da USP e atendendo no Amato Consultório Médico. Além de ser também, Professor Assistente de Cirurgia Vascular da Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro.