O que é hérnia? Hérnia umbilical, hérnia inguinal e outras

HÉRNIA DA PAREDE ABDOMINAL
Hérnias abdominais são abaulamentos observados no abdome (barriga)
Dependendo de sua localização as hérnias são classificadas como:
•    Inguinais / femorais – na virilha
•    Umbilicais – no umbigo
•    Epigástricas - acima do umbigo
•    Incisionais – aparecem sob a cicatriz de cirurgias realizadas previamente

 
Dentro destas formações podem estar alojados órgãos que deveriam estar dentro da cavidade abdominal.
Geralmente as hérnias aparecem em pessoas que tem predisposição. Atividades de esforço que aumentem a pressão abdominal pode desencadear o aparecimento da hérnia nestas pessoas que já tenham esta predisposição. Infelizmente não há tratamento preventivo, e quando a hérnia é confirmada no exame médico, o único tratamento efetivo é a cirurgia.
Existe grande preocupação pela possibilidade de ocorrer um estrangulamento ( torção ; isquemia;  “nó nas tripas”) do órgão dentro do saco herniário, o que ocasionaria dor intensa, com risco de complicações sérias, sendo necessária cirurgia de urgência.
Para cada tipo de hérnia existe uma técnica cirúrgica específica, sendo que atualmente, com frequência, utilizamos materiais (telas) para reforço da região, diminuindo a possibilidade de retorno da hérnia no local operado.
 

Se o paciente não possui outras doenças associadas, a cirurgia da hérnia é de baixa complexidade, podendo ser realizada com programação de alta hospitalar no mesmo dia, sem a necessidade de dormir no hospital.
 
 
Fonte:Amato, MCM; Amato, CM; Amato, MCM; Morillo, MG. Manual para o médico generalista. 2˚ edição. 2012 (no prelo)