Cervicalgia, torcicolo, dor cevical ou nucalgia - dicas práticas

Uma das causas mais comuns de dor cervical e algumas vezes de cabeça é postura inadequada,o que chamamos de cervicalgia postural. É fácil adquirir hábitos posturais ruins sem ao menos se conscientizar disso.

A regra básica é simples: mantenha o pescoço em posição neutra sempre que possível. Em outras palavras, não curve o pescoço para frente e nem para trás por períodos muito longos. Também tente não ficar sentado em uma mesma posição por muito tempo, se for necessário, certifique-se de que a postura está adequada: cabeça em posição neutra, costas com apoio, joelhos ligeiramente abaixo do quadril e com os braços apoiados.

    A regra da posição neutra também vale especialmente para pessoas que passam muito tempo trabalhando em computadores. Novamente, não flexione o pescoço para frente. Ajuste a mesa, monitor e cadeira para uma altura confortável, para que o monitor fique na altura dos olhos e os joelhos ligeiramente abaixo do quadril. Um apoio para os pés pode ajudar a manter a posição correta. Sente perto suficiente do monitor para que não tenha que flexionar a cabeça para poder ver melhor. Use o apoio de braços, deixá-los suspensos força a musculatura cervical. Use os óculos se necessário.

   

Muitos se prepararam adequadamente para trabalhar em computadores de mesa (desktops) preocupando-se da maneira correta com a postura, daí recentemente houve o grande "boom" dos "latos" e novamente a postura tornou-se um grande problema para a população. Laptops sobre a cama, sobre o colo e mesmo sobre a mesa são um perigo para a saúde da coluna. É importante lembrar que é essencial que o monitor esteja na mesma altura os olhos para evitar a flexão da coluna e o sofrimento das estruturas cervicais. Para isso existem dispositivos, suportes que elevam o laptop deixando-o em uma posição aceitável.
 

 

Fonte: Tratado de Clínica Cirúrgica, Tratado de Clínica Médica, Neurocirurgia Pediátrica - Fundamentos e Estratégias

 

0
No votes yet