Dia Nacional de Combate ao Fumo

29 de agosto - Dia Nacional de Combate ao Fumo
 
O fumo foi descoberto pelos colonizadores europeus no Novo Mundo onde era usado em rituais religiosos ou para fins terapêuticos por indígenas das Antilhas.Levado à Europa, seu consumo foi disseminado pela associação com prazer, relaxamento e concentração.
 A elevada prevalência de fumantes no mundo deve-se principalmente à ação  da indústria do tabaco. Para se manter viva,  precisa repor continuamente seu “estoque” de fumantes, investe grandes quantias em promoção e propaganda de cigarros fazendo dos jovens e adolescentes os principais alvos de suas campanhas promocionais. Cerca de 80% a 90% dos fumantes iniciam-se no tabagismo antes dos 18 anos.
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa da morte evitável em todo o mundo. Pesquisas comprovam que aproximadamente 47% de toda a população masculina e 12% da população feminina no mundo fumam. Enquanto nos países em desenvolvimento os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina, nos países desenvolvidos a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres têm o hábito de fumar.
O total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais de 10 mil mortes por dia. Caso as atuais tendências de expansão do seu consumo sejam mantidas, esses números aumentarão para 10 milhões de mortes anuais por volta do ano 2030, sendo metade delas em indivíduos em idade produtiva.
 
 
 

 

0
Sem avaliações