A poluição do ar pode desencadear um infarto cardíaco?

Metade das mortes por infarto ocorrem dentro de uma hora após o ataque cardíaco, na maioria das vezes fora de um hospital. Como o infarto pode ser fatal, o melhor é prevenir-se.Há muitas maneiras de reduzir suas chances de ter um ataque cardíaco, como controlar a pressão arterial, o colesterol ou parar de fumar. Mas existem alguns fatores de risco cardiovasculares que não podemos controlar, como a idade e a história familiar. Há muito tempo suspeita-se de um outro fator de risco menos conhecido — a poluição atmosférica — particularmente nos países industrializados. Embora alguns poluentes atmosféricos ocorram naturalmente, os poluentes mais nocivos são resultados do mundo moderno, dos veículos , das usinas e das indústrias. Desde a década de 1900, muitos estudos têm mostrado que a poluição do ar tem  efeitos nocivos para a saúde, particularmente para o pulmão e coração.
Pesquisadores  analisaram os resultados 34 estudos contendo dados sobre infarto cardíaco e a exposição de curta duração para todos os principais poluentes atmosféricos: ozônio, monóxido de carbono, dióxido de azoto, dióxido de enxofre e partículas em suspensão. O resultado desse estudo, publicado recentemente, revelou que todos estes poluentes, com exceção do ozônio, aumentam o risco de infarto cardíaco.
Indivíduos com alto risco cardiovascular, tais como aqueles com doença cardíaca e/ou história infarto prévio, podem ser no futuro, aconselhados a evitar a exposição à poluição  e  ficar no interior de suas casas, nos dias mais quentes, quando piora a poluição atmosférica.
Mas até que essa teoria seja confirmada os  indivíduos devem combater os riscos cardiovasculares que estão ao seu alcance, tais como o sobrepeso, a hipertensão arterial, o tabagismo, o excesso de colesterol.
 
Como a poluição poderia desencadear um infarto cardíaco?
 R: embora seja necessário mais pesquisas para compreender melhor a relação entre a poluição e  os ataques cardíacos, especialistas acreditam que a exposição a curto prazo ã poluição do ar pode provocar inflamação e promover a coagulação do sangue, aumentando o risco de um evento cardíaco.
 
Como posso reduzir minha exposição a poluentes atmosféricos?
R: embora seja impossível evitar completamente a exposição a qualquer poluente do ar, você pode verificar as condições da qualidade do ar local e tentar sair de casa quando elas  estiverem melhores, geralmente, de manhã ou à noite e em temperaturas mais baixas. Além disso, deve evitar ruas congestionadas de tráfego onde a poluição pode ser pesada.
 
 
Fonte:Amato, MCM; Amato, CM; Amato, MCM; Morillo, MG. Manual para o médico generalista. 2˚ edição. 2012 (no prelo)

 

0
Sem avaliações