Porque somente algumas pessoas são picadas pelos mosquitos?

Picada mosquito aedes aegypti, o mosquito da dengue

Aedes aegypti

Picada mosquito aedes aegypti, o mosquito da dengue

A chance de ser picado por mosquitos está diretamente relacionada com nossos genes, segundo estudo feito em gêmeos.

Pesquisa do London School of Hygiene & Tropical Medicine demonstrou, pela primeira vez, que há um componente genético em nossa atratividade para os mosquitos e isso provavelmente está ligado aos nos genes de controle do odor corporal.

Embora tenha sido um estudo piloto, mostra uma informação interessante sobre nossa relação com os mosquitos. E isso pode ajudar a desenvolver métodos mais eficazes de prevenção de picadas.

Os resultados foram publicados na PLOS ONE, e a idéia veio de pesquisas prévias que mostraram que a atratividade para o inseto variava com o odor corporal. Pessoas que são menos atrativas para os mosquitos produzem um "repelente natural". E parece que isso é controlado geneticamente.

Uma série de 18 gêmeos idênticos e 19 não identicos mostrou que gemeos identicos eram mais atrativos para as picadas do que os não idênticos.

O estudo fomentado pelo Sir Halley Stewart Trust foi realizado em colaboração com University of Nottingham, Rothamsted Research e a University of Florida.

No experimento o Aedes aegypti, o mosquito da dengue, foi liberado em um sistema que permitia voar em direção contra ou a favor do odor corporal.

Mosquitos fêmea mostraram preferencia por  odores de algumas pessoas quando optavam por se alimentar com sangue para se reproduzir. Por exemplo: mulheres grávidas eram mais atrativas para o Anopheles gambiae (vetor da malária na Africa) que o controle de não grávidas, e pessoas com indice de massa corporea maior eram mais atrativos para mosquitos e pernilongos. A dieta frequentemente é sugerida como explicação para o fato, com relatos sugerindo a associação de alimentação com alho e cerveja afastndo os mosquitos. Entretanto não há uma explicação concreta.

 

Fonte: UFL

O que você acha deste artigo?: 
0
Sem avaliações