Sedentarismo, o mal do século.

Sedentarismo: saia já do sofá.

Sedentarismo: saia já do sofá.

Com a rotina contemporânea muitas doenças metabólicas tem surgido e têm sido demonstradas como fatores de risco para doenças graves.
A Síndrome Metabólica é caracterizada pela associação de fatores de riscos para doenças cardiovasculares como: diabetes, hipertensão, dislepidemia e obesidade; todas estas agravadas por estilo de vida sedentário.

Para elucidar esse assunto, recentemente, foi publicado um artigo no Phys. Act. Health que comparava o nível de sedentarismo (baixo, médio, alto) e a predisposição para Síndrome Metabólica. Nesse estudo, pôde-se observar que quanto maior o grau de sedentarismo apresentado pelos pacientes maior o risco para apresentar doenças relacionadas à Síndrome Metabólica. O estudo ainda demonstrou que pacientes com grau alto e médio de sedentarismo apresentavam, respectivamente, 76% e 65% maior risco quando comparados a pacientes com baixo índice de  sedentarismo. Portanto, você não precisa ser um praticante assíduo de exercícios físicos, basta ter hábitos de vida menos sedentários para diminuir o seu risco de doenças metabólicas. Lembre-se disso quando pega um elevador ao invés de escadas, quando vai de carro a lugares poucos metros distantes! Comece já um novo estilo de vida mudando  pequenas rotinas no seu dia a dia, e veja os benefícios! 
Autor: Pollyana Takao
Equipe de Endocrinologia
 
Fonte: The effects of sedentary behavior on metabolic syndrome independent of physical activity and cardiorespiratory fitness.

O que você acha deste artigo?: 
3
Average: 3 (1 vote)