Tensão Pré Menstrual (TPM)

TPM

TPM

O que é a TPM? Em que dias do mês ela acontece?

TPM se refere a Tensão Pré menstrual, atualmente denominada Síndrome Pré Menstrual trata-se do conjunto de sintomas psíquicos e físicos que ocorre antes da menstruação, geralmente com duração variável mas que pode chegar até 10 dias de duração e melhora com o inicio do sangramento. Muito importante observar se estes sintomas cessam com o início da menstruação pois se não, não estamos falando de TPM e a causa deve ser investigada pelo seu médico.

Todas as mulheres têm TPM?

Nem todas as mulheres tem TPM. Mulheres que nunca tiveram os sintomas quando passam por uma situação difícil como stress exacerbado, problemas familiares entre outros, por terem o nível de Serotonina diminuído nesta fase podem apresentar os sintomas. Já mulheres que tem mães com histórico de TPM tem maior chance de ter os sintomas peri menstruais. Depende muito do momento de cada mulher, assim como em fases da vida mais alegres e promissoras os sintomas da TPM são amenizados ou inexistem pelo aumento nos níveis de Serotonina.

Existem quatro tipos de TPM. Quais são eles e quais suas características principais?
A Classificação dos tipos de TPM foi criada para facilitar o diagnóstico do sintoma mais exacerbado durante a fase e facilitar a proposta de tratamento visando melhorar o que mais incomoda nesta fase.

 

  • Tipo A - o sintoma mais prevalente é a ansiedade, mas podem ocorrer alterações de humor, insônia e irritabilidade. Neste caso o aconselhado é a pratica de atividade física onde ha liberação de endorfinas e dá uma sensação prazerosa associada a uma alimentação equilibrada.
  • Tipo D- há prevalência dos sintomas depressivos. A mulher fica mais irritada , as vezes violenta, com baixa de auto estima e sentimentos negativos. O uso de antidepressivos neste tipo só é feito em casos graves e com indicação e acompanhamento médico. Atividade física e alimentação equilibrada são sempre indicados.
  • Tipo C- o foco aqui é a compulsão alimentar. Desejo por doces, comidas mais gordurosas e pesadas e pode vir associada a dores de cabeça. Neste caso a atividade física e alimentação equilibrada rica em ômêga 3 ameniza a compulsão. Podem ser associados ansiolíticos ou óleo de Prímula sob orientação e controle sempre de um médico.
  • Tipo H - o sintoma prevalente é o inchaço, que esta relacionado ao aumento da retenção de líquidos pelo organismo. A mulher sente ganho de peso, aumento abdominal pelo inchaço, dor nas mamas. Aqui a indicação é a diminuição da ingesta de sal na comida e de café e produtos que contenham cafeína.

 

Existe tratamento para a TPM?

Sim, a recomendação a todas as mulheres que passam pela TPM todo mês é que se exercitem e tenham uma alimentação saudável e balanceada. Como disse anteriormente cada sintoma prevalente tem uma abordagem específica e deve ser conversado com seu médico se tem a indicação de uso de outras medicações associadas.

Para quem não tem contra indicações para o uso de anticoncepcionais este também é muito utilizado pois impede as alterações hormonais bruscas do ciclo menstrual, mas com deve ser utilizado com cautela e sempre com indicação e orientação de seu ginecologista já que não é uma medicação sem riscos.

 

 

Autor: Dra Juliana Amato

O que você acha deste artigo?: 
0
Sem avaliações