Você sabe por que fuma?

Se está consciente do estrago que está provocando em si mesmo, por que continua fumando?
Porque o hábito de fumar geralmente está ligado a problemas emocionais. São mecanismos complexos que, uma vez acionados, levam à dependência física e psíquica do cigarro. Pela dependência física, o indivíduo sente falta do cigarro, como acontece com as drogas. O cigarro, aliás, é uma droga. O organismo já se acostumou com o veneno e não consegue ficar sem ele.
A dependência psíquica explica-se pelo condicionamento ao hábito, como no caso do cafezinho que lembra o cigarro, da mesma forma como a visão do alimento saboroso provoca salivação.
Para tratar o tabagismo é importante que o fumante esteja disposto a: solucionar seus problemas e a lidar com o estresse. O acompanhamento médico aumenta o sucesso do tratamento desse vício. A avaliação clínica antes do uso de qualquer medicação é muito importante para saber : se não há contra-indicação qual o remédio usar qual a dosagem necessária para seu caso.
Dicas para abandonar o cigarro:

  1. Marque uma data e pare completamente nesse dia.
  2. Conte a todas as pessoas que parou de fumar. Isso ajuda na hora que vem a tentação de acender um cigarro.
  3. Se alguém lhe oferecer, resista: “obrigado, eu não fumo”.
  4. Encare cada dia como um novo desafio.
  5. Cada manhã é o início de uma barreira que precisa ser ultrapassada.
  6. Um dia sem fumar é uma etapa vencida.
  7. Identifique os momentos do dia em que o desejo de fumar é mais intenso. Nessa hora, ocupe as mãos com alguma atividade, mesmo que seja uma simples brincadeira com um lápis, uma bola de borracha, etc.
  8. Controle o impulso e a vontade de dar uma tragada pensando na dificuldade que teve para parar de fumar.
  9. Lembre-se do que já conquistou e o que estará perdendo se voltar a fumar.
  10. E se a primeira tentativa de parar de fumar não deu certo, é importante não desanimar e tentar de novo.
  11. Pratique exercícios físicos, mas nunca sem orientação médica.
  12. Você pode substituir o vício de fumar pelo prazer de caminhar, pedalar, nadar...
  13. Faça uma dieta alimentar para não engordar
  14. Lembre-se que milagre não existe. O que existe é força de vontade.

 

 

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