Especialidades Médicas

Dermatologia: tratamento da pele

Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem o maior órgão do corpo humano: a pele. A especialidade engloba ainda as doenças que acometem os anexos cutâneos: cabelos e unhas, bem como as mucosas (ex: boca e genitais). A Dermatologia atua em todos os processos fisopatológicos que envolvem a pele: desde simples infecções, reações auto-imunes e inflamatórias, e tumores. A hansenologia é outra importante área de atuação da dermatologia.

Proctologia: tratamento gastrointestinal

      A Proctologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das afecções que acometem o trato digestório terminal, compreendendo os seguintes órgãos: cólons, reto e ânus. Assim, podemos denominá-la também de Colo-proctologia.

Cirurgia Plástica

Cirurgia plástica: Estética e Reconstrutora

Os benefícios trazidos pela cirurgia plástica são enormes, uma Cirurgia Plástica melhora a sua estética ou pode corrigir deformidades.

Cirurgia Geral: Hérnias, pedra na vesícula, hemorróidas e outras doenças

Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma

Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia videolaparoscópica e Cirurgia do trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos.
A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas. 
Recentemente a Associação Médica Brasileira e o CFM reconheceram a Cirurgia Geral como especialidade e não apenas sendo pré-requisito para outras especialidades.