Neurocirurgia

Meningioma

Meningioma

São tumores originados nas meninges, tecidos que revestem e protegem o sistema nervoso central. Constituem cerca de 30% dos tumores intracranianos primários.

O meningioma é um tipo de câncer?
     Não, a grande maioria dos meningiomas são benignos. Apenas alguns raros tipos estão associados a características malignas e pior evolução.

Tumores Intracranianos

O que são tumores?

    Tumor é um termo que indica aumento anormal de um tecido ou de uma região do corpo humano. Pode ser assustador ouvir este nome se associá-lo a câncer intratável e até mesmo a morte antes do previsto. Pode realmente ser uma doença maligna, no entanto, também pode ser uma doença benigna, tratável e que as vezes nem mesmo precisa de intervenção médica, apenas observação. Um tumor geralmente se forma a partir de uma célula defeituosa que se multiplica desordenadamente produzindo outras com o mesmo defeito e resultando no aumento do tecido.

Quando consultar um neurocirurgião?

Neurocirurgia

O neurocirurgião trata de diversas doenças que acometem o sistema nervoso central e periférico. Cérebro, nervos e coluna. Os sintomas neurológicos mais comuns são os que seguem:

Cirurgia da Coluna

Cirurgia da Coluna

    Quando existe apenas um tratamento para determinada doença, é porque este tratamento é curativo ou pelo menos bem eficiente. Quando existem diversos tratamentos para uma só doença, é porque nenhum dos tratamentos é curativo ou eficiente de forma isolada.

Páginas

Subscrever RSS - Neurocirurgia