Urologia

Cálculo Renal ("pedra no rim") e Cólica Renal

Dor no rim

A formação de cálculos renais (popularmente conhecida como "pedra nos rins" ou urolitíase) é muito comum.  Estudos demonstram que de 5 a 10 pessoas a cada 100, vão desenvolver cálculos na via urinária em algum momento das suas vidas. Estes cálculos são formações sólidas de uma série de substâncias como o oxalato de cálcio, ácido úrico, fosfato de cálcio ou cistina.
 

Câncer de próstata

O urologista dr. Álvaro Bosco (CRM 117.593) explica quais são os principais funções da próstata e as principais doenças que podem acometer esta glândula, como é o caso do câncer de próstata. Confira!

Novembro azul: vença o câncer e o preconceito

Em um bate-papo de bar o assunto é piada. Para a maioria dos homens, um tabu, capaz de ferir a masculinidade. A realidade é que o “temido” toque retal é rápido, indolor e a única garantia  de um diagnóstico precoce do câncer mais comum entre os homens. Se descoberto em fase inicial, as chances de cura são de 90%.

 

Urologia: tratamento do sistema urinário

O urologista é o especialista responsável pelo aparelho urinário e sistema reprodutor masculino, tratando doenças da próstata e infertilidade.
Embora sejam mais conhecidos por atenderem os homens, esse profissional também trata problemas do trato urinário feminino, como infecção ou incontinência urinária e pedras no rim. 

Subscrever RSS - Urologia