Como podemos envelhecer de forma saudável

Envelhecer de forma saudável

Todos nós sabemos que o envelhecimento faz parte do ciclo natural da vida. Portanto, não devemos pensar em evitar a chegada da idade ou permanecer para sempre jovens. A pergunta que deve ser feita, realmente, é: como envelhecer saudável? A resposta para esta questão é muito importante porque ela é a chave de um futuro longo, com mais autonomia, independência, satisfação, sabedoria e bem-estar. Tudo isso, claro, sem deixar de lado a saúde física e mental.

Felizmente, é possível alcançar esse patamar, desde que as orientações sejam seguidas desde o começo. Afinal, construímos hoje o que queremos viver amanhã. Pensando nisso, decidimos elaborar uma lista com as práticas saudáveis mais adequadas para que envelhecer deixe de ser um tormento e se torne algo natural, mais agradável e confortável para todos.

O que é envelhecer saudável?

Quando falamos em envelhecer saudável não estamos falando em manter todas as nossas características de quando jovens. Afinal, não é algo possível de acontecer. Envelhecer saudável significa manter todos os aspectos físicos e mentais em boas condições de funcionamento. 

É o que também chamamos de envelhecimento ativo. Não se trata apenas de chegar aos 80 ou 90 anos de qualquer jeito, apresentando doenças, com diversas limitações e quase nenhuma independência. Envelhecer saudável é estar bem em todas as esferas da vida, dentro do que é possível, de acordo com a idade e condições de cada um.

Pensando nisso, estabelecemos cinco aspectos da vida do ser humano que devem ser cultivados diariamente para que se alcance o envelhecimento saudável. São eles:

Saúde física: que envolve o funcionamento do nosso corpo;

Saúde mental e emocional: controle de emoções, sensações e sentimentos;

Saúde financeira: manter uma boa relação com o dinheiro, utilizando-o para cobrir as necessidades diárias;

Convívio social: construir e manter boas relações com o outro, incluindo família, amigos e colegas;

Controle de doenças: fazer a prevenção, o tratamento e o diagnóstico de doenças, um cuidado fundamental para uma vida com mais qualidade.

https://youtu.be/Qv-x5swpBbM

 

Como envelhecer saudável?

Como é possível envelhecer de forma saudável? Quando falamos em envelhecimento é muito comum que pensemos lá na frente, como algo muito distante de nós. Seja porque ainda somos jovens ou porque não queremos aceitar a passagem do tempo, é um assunto sobre o qual pouco falamos.

Mas, o fato é que uma velhice com qualidade é construída não no futuro, mas no presente. Construa o seu próprio futuro com as dicas que estão logo abaixo:

Alimente-se bem

Esta é a dica mais comum de todas, que todo mundo conhece, mas que a grande maioria das pessoas despreza. A alimentação saudável é um pilar essencial no processo de envelhecimento com qualidade. Isso porque ela interfere diretamente no funcionamento do nosso organismo e reflete no nosso exterior também.

Sabe aquela frase que diz que “somos o que comemos”? Faz todo sentido. Se nos alimentamos mal, nosso corpo estará pouco nutrido, mais frágil e suscetível a doenças. Caso tenhamos uma alimentação rica em nutrientes, nosso corpo estará mais forte e saudável.

Então, a dica é: focar em alimentos naturais, ricos em fibras, vitaminas e minerais e que tenham ação anti-inflamatória, como os alimentos com ômega 3. Deixe um pouco de lado os alimentos prontos, muito calóricos, ricos em gordura, açúcar e sal.

Mantenha-se hidratado

Beber água é outro ponto importante. A água alimenta, refresca, melhora a atividade do cérebro, auxilia na circulação e na ação do metabolismo, melhora o funcionamento dos rins e demais órgãos, participa da construção muscular, além de muitas outras vantagens.

A água deve ser ingerida ao longo do dia e não apenas quando você estiver com sede. Caso tenha dificuldades em tomar água, instale um lembrete no celular, deixe uma garrafa de água por perto, anote na agenda, mas não se esqueça.

Saia do sedentarismo

Fazer exercício físico regularmente é indispensável. Nosso corpo precisa de movimento para se manter forte e ativo. Escolha aquela atividade que você mais gosta e insira na sua rotina. Pode ser uma caminhada, aulas de dança, ciclismo, natação, etc. O importante é se movimentar. 

Fuja do estresse

O estresse é extremamente prejudicial à saúde das veias e artérias, atrapalha o sono, abre portas para a instalação de doenças de ordem emocional, influencia no ganho de peso e prejudica o convívio social.

Encontre maneiras de ficar longe do estresse. Procure ver o lado bom das coisas ruins, tenha momentos de lazer, faça coisas interessantes e agradáveis ao longo do dia e não queira fazer mais do que está ao seu alcance.

Durma bem

Estabeleça uma rotina do sono e tente mantê-la diariamente. Vá para a cama no mesmo horário todos os dias, acorde no mesmo horário, apague as luzes do quarto, evite luz artificial antes de dormir e deixe as preocupações de lado.

O sono tem o objetivo de descansar o corpo, restaurando-o para o dia seguinte. Por isso, é uma necessidade e não uma perda de tempo, como muitos acham.

Descanse

Insira momentos de descanso ao longo do seu dia. Faça pausas entre uma atividade e outra, tire cochilos, leia um livro, cuide do jardim, brinque com o cachorro, etc. Evite também o excesso de trabalho e de obrigações diárias.

Fique longe do cigarro

O cigarro é um vilão incomparável quando o assunto é envelhecimento e todo o corpo sofre com esse hábito. A pele apresenta manchas, acne, ressecamento e perda de elasticidade. Os órgãos não funcionam direito e as células envelhecem mais rápido. 

O ideal é largar o cigarro de vez. Para isso, você pode contar com a ajuda de amigos, da família, além de aderir a algum tipo de tratamento médico, com uso de medicamentos e acompanhamento com especialistas.

Reduza o consumo do álcool

Se você bebe, reduza o consumo, dando preferência para os tipos de bebidas um pouco mais saudáveis, como o vinho, por exemplo. Se não bebe, continue sem beber e o seu corpo vai agradecer hoje e no futuro.

Tenha amigos

Amigos, vizinhos, colegas de trabalho, todos são importantes para o bom convívio social. Cultive as boas amizades e evite a solidão. Precisamos uns dos outros para trocar ideias e experiências e isso também nos deixa mais saudáveis.

Vá ao médico regularmente

Use a medicina de forma preventiva e não apenas para tratar doenças. Visite o seu médico regularmente e, caso tenha alguma doença, mantenha-a sob controle com medicamentos, dieta, exercício físico e demais orientações médicas.

Perca peso

Através de dieta e de exercício físico você consegue se manter dentro do seu peso ideal, evitando o sobrepeso ou, até mesmo, a obesidade, uma condição comum a tantas pessoas atualmente. Caso tenha dificuldade em emagrecer, procure ajuda médica.

Do ponto de vista vascular, o envelhecimento saudável é ainda mais necessário. As doenças que atingem o sistema vascular, causando entupimento das veias e dificultando a circulação sanguínea, são grandes causadoras de mortes no mundo todo, além de influenciarem negativamente na qualidade de vida do indivíduo. Dessa forma, é primordial que as práticas e os hábitos saudáveis sejam seguidos regularmente, e precocemente, para que os resultados sejam alcançados como se espera.

Prof. Dr. Alexandre Amato

Marcações: