Pular para o conteúdo

O que faz o Neurologista?

  • amato 
A neurologia tem interface com a psiquiatria

A Neurologia é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da  junção neuromuscular (nervo e músculos).

As doenças mais comuns tratadas pelo neurologista são:

Um neurocirurgião é um médico especializado em cirurgias do sistema nervoso, enquanto um neurologista é um médico especializado em doenças do sistema nervoso. Em alguns lugares, os neurocirurgiões podem tratar casos de neurologia e vice versa, mas em grandes cidades essa divisão geralmente é mais definida. O neurocirurgião trata doenças que podem precisar de cirurgia, como problemas na coluna vertebral, tumores cerebrais e traumatismo crânioencefálico, enquanto o neurologista trata principalmente doenças com tratamento clínico, como epilepsia, Parkinson, Alzheimer e esclerose múltipla.

Você sabe qual a diferença entre um neurologista e um neurocirurgião?  O neurocirurgião não é um neurologista que opera, em alguns locais ainda é comum que  neurocirurgiões atendam casos de Neurologia e vice versa.  Mas em metrópoles, geralmente essa divisão é bem mais estabelecida.  Certamente existem doenças que ambos os especialistas tratam devido à alta frequência  delas, mas entendam que a formação do neurologista é muito diferente da formação do  neurocirurgião. Existem diversas subdivisões da neurologia e também da neurocirurgia,  portanto existem doenças que o neurocirurgião não tem nenhuma experiência e  vice versa. De uma forma geral, o neurocirurgião trata doenças que necessitam  ou que têm potencial para precisar de cirurgia.  Doenças da coluna, tumores cerebrais, hidrocefalia, traumatismo crânio encefálico.  E o neurologista trata de doenças, cuja principal forma de tratamento é o  tratamento clínico. Mesmo que em algum momento a cirurgia possa vir a ser necessária,  como epilepsia, Parkinson, Alzheimer, esclerose múltipla, enxaqueca, entre outras.  Se você gostou desse vídeo, não deixe de nos seguir nas nossas redes sociais,  se inscrever no nosso canal e até a próxima! 

A neurologia tem interface com a psiquiatria e pode tratar de casos de depressão, ansiedade, irritabilidade, pânico, distúrbios do sono, enxaqueca, epilepsia, doenças degenerativas como o Alzheimer e a doença de Parkinson, esclerose múltipla, neuropatias periféricas, entre outras condições que afetam o sistema nervoso. A interface entre neurologia e psiquiatria se dá principalmente em casos de transtornos mentais que possuem uma base neurobiológica.
 

Qual sua nota para este artigo?

0 / 5

Your page rank:

>