Você sabia que o neurocirurgião é responsável por tratar diversas doenças que acometem o sistema nervoso central e periférico? Desde dores de cabeça, passando por desmaios e crises epilépticas, até alterações do humor e ansiedades, esses profissionais lidam com uma ampla variedade de sintomas neurológicos. Se você já se perguntou se a sua dor de cabeça ou formigamento nas mãos pode estar relacionado ao sistema nervoso, continue lendo para descobrir mais sobre as possibilidades de tratamento com o neurocirurgião.
Sumário
O neurocirurgião trata de diversas doenças que acometem o sistema nervoso central e periférico. Cérebro, nervos e coluna. Os sintomas neurológicos mais comuns são os que seguem:
- dor de cabeça (cefaléia),
- dores na coluna (lombalgia, cervicalgia…)
- desmaios e crises epilépticas (epilepsia),
- formigamentos (parestesias) e outras alterações da sensibilidade,
- perda de força (paralisias, plegia ou paresia),
- alterações visuais (perdas visuais, visão dupla, pontos luminosos) e alterações da fala (gagueira, afasia),
- alterações do estado mental (confusão, agitação), perda de memória,
- tonturas, alterações do equilíbrio e marcha,
- movimentos involuntários (tremores, tics),
- distúrbios do sono (falta de sono ou sono em excesso),
- déficit de atenção,
- alteração do humor (irritabilidade, depressão),
- ansiedades (medos, fobias, pânico, preocupações excessivas).
O vídeo “Cinco sinais que você precisa ir a um neurocirurgião ou cirurgião de coluna” alerta para os sintomas que indicam a necessidade de procurar um especialista em problemas de coluna ou sistema nervoso central e periférico. Os sinais de alerta incluem dor forte persistente na coluna, dormência persistente nos braços ou pernas, sensação de choque nos membros, perda de força em um segmento e dor noturna persistente. O vídeo enfatiza a importância de procurar ajuda especializada o mais rápido possível e evitar a automedicação, pois um problema de coluna é mais fácil de ser resolvido se detectado precocemente.
Cinco sinais que você precisa ir a um neurocirurgião ou cirurgião de coluna. Uma dor muito forte na coluna que não melhora com repouso e nem com analgésico simples. Dormência persistente nos braços ou nas pernas, não aquela dormência que aparece gente fica muito tempo numa mesma posição, ou dorme em cima do braço que desaparece logo em seguida, mas uma dormência persistente. Sensação de choque nos braços, na mão, ou nas pernas chegando até o pé. Perda de força em um seguimento, por exemplo, para a flexão ou estender o punho, para segurar um objeto com as mãos, ou então para andar, na hora de andar não conseguir andar nas pontas dos pés, ou então andar com os calcanhares. E dor noturna, aquela dor que acorda à noite, vai dormir tranquilo, e a dor te acorda no meio da noite e não melhora com repouso e nem com analgésicos. Bom, esses são sinais de alerta de que alguma coisa grave pode estar acontecendo na sua coluna. Se isso acontecer, procure ajuda, procure ajuda rápido, hoje com a telemedicina a gente tem essa possibilidade mesmo em um local remoto, procurar ajuda de um especialista. Evite a automedicação, eu acho que as medicações que são de fácil acesso na farmácia, elas estão aí para ajudar e devem ser utilizadas, mas com um certo limite. Procure também na hora de conversar com o seu médico entender melhor como funcionam essas medicações mais simples, quais delas devem ser usadas, quais delas devem ser evitadas, especificamente no seu caso. Um problema de coluna quando a gente pega no começo, ele é muito mais fácil de ser resolvido. Se a gente vai tentando levar com a medicação mais simples agora, uma indicação mais forte ali de um amigo, ou de um parente e vai empurrando aquele problema, ele pode se cronificar e tornar mais difícil de ser resolvido e até mesmo em alguns casos causar alguma sequela. Então não deixe de procurar ajuda o quanto antes!
A avaliação do neurocirurgião é sempre importante para descartar a possibilidade de tratamento cirúrgico de algumas doenças. Feito isso, o seguimento de algumas doenças pode ser realizado por outros especialistas como o neurologista, reumatologista, endocrinologista, otorrinolaringologista, entre outros.
A neurocirurgia pode ser dividida em grandes áreas, de acordo com as doenças que seguem:
Neurocirurgia Geral
- Hidrocefalia
- Tumores cranianos e encefálicos
- Infecções
- Cistos…
Cirurgia de Coluna
- Traumas
- Doenças degenerativas (artrose, bico de papagaio, hérnia de disco…)
- Doenças congênitas (escoliose, desvios)…
Neurovascular
- Aneurismas cerebrais
- Mal-formações arteriovenosas cerebrais e raquidianas
- Cavernomas
- AVCs (derrames)…
Neuro-oncologia
- Tumores, câncer…
Neurocirurgia Pediátrica
- Hidrocefalia
- Mielomeningocele
- Mal-formações do crânio e da coluna
- Epilepsia
- Cistos, tumores, infecções…
Neurocirurgia Funcional
- Epilepsia
- Dores crônicas
- da coluna
- da cabeça
- secundárias a câncer
- Depressão
- Síndromes demenciais e extrapiramidais (Parkinson, Alzheimer)…
Nervos Periféricos
- Sindrome do túnel do carpo
- Traumatismos
- Plexopatia braquial, cervical, lombar e sacral
- Síndrome do desfiladeiro torácico…
Qual sua nota para este artigo?
Your page rank: