Síndrome das mãos inchadas

Mãos inchadas

Existem causas diversas para o inchaço nas mãos. Pode ser o resultado de algum trauma, inflamação, excesso de peso, retenção de líquido ou gravidez, por exemplo. No geral, é um sintoma que logo se dissipa quando o indivíduo elimina a sua causa. Contudo, o inchaço nas mãos também pode ser a consequência de alguma doença grave, como a trombose. Conhecer e tratar a razão do desconforto é a melhor maneira de ficar longe dele.

O que é o inchaço?

O inchaço, cujo termo médico é edema, pode ser definido como o acúmulo de líquido entre os tecidos. É o sintoma de alguma doença ou alteração corporal cuja principal característica é a elevação da superfície corporal atingida. 

Além disso, o inchaço pode vir acompanhado de:

  • Dor;
  • Sensação de peso e cansaço;
  • Vermelhidão;
  • Pele brilhante;
  • Coceira, etc.

Principais causas do inchaço nas mãos

Qualquer parte do corpo humano pode apresentar inchaço. Quando atinge as mãos, o edema compromete bastante a vida do paciente, uma vez que ele perde boa parte da mobilidade necessária para executar várias atividades ao longo do dia. 

Se você sofre com mãos inchadas e não sabe o motivo desse desconforto, veja a seguir uma lista com as causas possíveis para este problema.

Síndrome das mãos inchadas

Quem caminha ou corre enfrenta uma síndrome bem incômoda: “O inchaço das mãos durante a atividade física”.

A “Síndrome das mãos inchadas” ocorre quando uma pessoa caminha ou corre por mais de 60 minutos.

O distúrbio é provocado pela circulação sanguínea deficiente durante a prática do exercício.

  1. O sangue depois de ser bombeado para irrigar os órgãos do corpo volta ao coração. Este é o princípio da circulação sanguínea.
  2. No caso dos braços e das mãos, o sangue é levado pelas artérias subclávias direita e esquerda para as veias que irrigam os membros inferiores.
  3. No caminho inverso, as menos profundas retornam o sangue para o músculo cardíaco.
  4. Quando uma pessoa se exercita, a frequência cardíaca aumenta e os vasos se dilatam.
  5. A ação da gravidade dificulta o retorno do sangue, causando o inchaço.
  6. Como a pessoa não movimenta as mãos elas incham. O incômodo passa minutos depois no final da caminhada ou corrida

Elevar os braços pode acelerar o desinchaço nessa situação.

Calor

As altas temperaturas estimulam a circulação sanguínea corporal. Com isso, o sangue acaba seguindo em grande quantidade para as extremidades do corpo. O resultado é o inchaço nas mãos e também nos pés.

Doenças renais

Uma das funções dos rins é filtrar o sangue fazendo a eliminação de toxinas que podem fazer mal à nossa saúde. Quando os rins são acometidos por alguma doença, eles não trabalham direito, fazendo com que diversas substâncias fiquem acumuladas e resultando em inchaço.

Retenção de líquido

A retenção líquida é o acúmulo de líquidos  no corpo. Uma das causas mais comuns dessa característica é a grande ingestão de sódio. Como o sal retém água, uma grande quantidade da substância fica armazenada no organismo.

Outras causas da retenção líquida são o uso de medicamentos, o hábito de ficar em uma mesma posição por muito tempo, alterações hormonais, diabetes, doenças hepáticas, hipertensão arterial e outras.

Artrose

A artrose é uma doença inflamatória que afeta os ossos do indivíduo, em especial, as articulações. Ela causa inchaço, dor e barulhos na movimentação dos membros. A artrose atinge um grande número de pessoas e compromete sobremaneira a qualidade de vida do paciente.

Anasarca

Anasarca é um tipo de inchaço que afeta o corpo inteiro de uma pessoa e, geralmente, é decorrente das seguintes doenças:

  • Nefrose

Síndrome renal cuja principal característica é a eliminação excessiva de proteína pela urina causando inchaço, dor abdominal, urina espumosa, falta de apetite e mal estar geral.

  • Insuficiência cardíaca

Problemas cardíacos também estão no rol das causas do inchaço nas mãos. Isso acontece porque o coração, enfraquecido, não consegue enviar sangue suficiente para as extremidades do corpo, ocasionando o inchaço nos membros inferiores, superiores e região abdominal.

  • Doenças hepáticas

Doenças hepáticas também provocam inchaço uma vez que o fígado tende a não funcionar corretamente devido às alterações ocorridas.

Trombose

Se você só conhece a trombose que afeta as pernas, saiba que sim, pode ocorrer trombose em membros superiores. A trombose é causada pela má circulação sanguínea e formação de trombos nas veias.

Pode atingir os braços e as mãos causando também sensação de dor, desconforto, vermelhidão, formigação, dormência e fraqueza.

Tromboflebite

Assim como acontece na trombose, a tromboflebite também está relacionada à má circulação sanguínea de membros superiores e inferiores, com a formação de trombos ou coágulos nas veias, impedindo que o sangue circule tranquilamente pelo corpo.

A diferença é que a tromboflebite atinge as veias mais superficiais, enquanto a trombose afeta as veias mais profundas. A tromboflebite causa inchaço, vermelhidão, dor e demais sintomas comuns à trombose.

Torções, contusões, traumas

Pancadas, fraturas e qualquer outro atrito mais forte pode ser um agente causador de inchaço nas mãos. Normalmente, é um sintoma que vai embora dentro de alguns dias.

Insuficiência cardíaca

Como vimos, a insuficiência cardíaca também pode ser uma explicação para o inchaço, pois o coração não consegue bombear sangue como deveria para o restante do corpo. Outros sintomas da doença são sensação de cansaço, falta de ar, tosse espumosa e perda de apetite.

Linfedema

O linfedema é o acúmulo de líquido dentro dos vasos linfáticos cujo principal sintoma é o inchaço em determinadas partes do corpo. As pernas são as mais afetadas, mas o edema também pode se estabelecer nos braços, mãos e axilas.

O linfedema pode ser de origem primária, devido a alguma disfunção do sistema linfático, ou pode ser de origem secundária, após cirurgias, imobilidade extrema, radioterapia, infecções, etc.

O linfedema não tem cura, mas tem tratamento. O primeiro passo é procurar a orientação de um cirurgião vascular, realizar os exames de diagnóstico e seguir o tratamento recomendado. 

Síndrome de Raynaud

Essa síndrome se caracteriza pelo estreitamento intenso dos vasos sanguíneos que pertencem às mãos, dificultando a circulação sanguínea e causando inchaço, vermelhidão, dormência e baixa mobilidade. Geralmente, acontece quando o indivíduo está exposto às temperaturas muito baixas.

Outras causas do inchaço nas mãos são:

  • Alergias;
  • Viagens muito longas nas quais a pessoa fica muito tempo imóvel;
  • Hipertensão arterial;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Tendinite;
  • Gota;
  • Tensão pré-menstrual;
  • Uso de medicamentos;
  • Gravidez;
  • Alterações hormonais diversas.

Como você pôde perceber, as causas de inchaço nas mãos realmente são muitas e dependem de um acompanhamento médico para um diagnóstico preciso e tratamento adequado. Caso esteja sofrendo com este incômodo, não espere muito e procure um médico para tirar suas dúvidas e tratar o problema o quanto antes.

Prof. Dr. Alexandre Amato