Diminuição da eficácia dos anticoncepcionais. Posso engravidar?

YouTube video
Quando e como que os anticoncepcionais perdem sua eficácia? Dra Juliana Amato, ginecologista do Instituto Amato (www.amato.com.br), explica sobre o melhor uso do anticoncepcional. Para saber como evitar uma gravidez e não se arrepender depois.

Dra. Juliana Lelis S. Amato é Ginecologista e Obstetra. É chefe da Reprodução Humana do Instituto Amato (www.amato.com.br). Enquanto não está cuidando das suas pacientes, e fazendo FIVs, está cuidando de sua familia👨‍👩‍👧‍👦. É mãe, apaixonada pela natureza🐶🐱🌳🌲, bem estar e estilo de vida saudável🚴.
Escreveu o livro “Em busca da fertilidade.” (http://bit.ly/35GF8ni), e autora do site fertilidade.org
Instagram: http://bit.ly/dra_amato
Facebook: http://bit.ly/36Q76yc
Twitter: http://bit.ly/2RaylNp
LinkedIn: http://bit.ly/35KxJU3

Estamos à disposição na Av Brasil, 2283. Tel 11 5053-2222 ou WhatsApp 11 93318-3661. Nosso site: www.amato.com.br


— transcricao —


Olá meu nome é Juliana Amato, eu sou ginecologista e obstetra do Instituto Amato. E vamos conversar um pouquinho hoje sobre o que diminui a eficácia dos anticoncepcionais. Uma das causas de diminuição da eficácia de anticoncepcional é o consumo errado desse anticoncepcional, ou seja, ele tem que ser tomado aproximadamente no mesmo horário todos os dias. Então, você escolhe o horário dentro do seu dia e todos os dias você toma naquele mesmo horário. Tem pessoas que esquecem de tomar o anticoncepcional e lembram muito tempo após, ou 6-7 horas após a tomada desse anticoncepcional. Isso diminui a eficácia do anticoncepcional. Não adianta você tomar o comprimido quando lembra e continuar a tomar errado nos outros dias. Então, o ideal é que se tenha uma frequência uma cadência nessa tomada de anticoncepcional porque, sim diminue a eficácia, e aumenta o risco de gravidez. Outro fator que diminui a absorção desse anticoncepcional é o uso de antibióticos. Os antibióticos diminuem a absorção do anticoncepcional. Ou seja, naquele mês você está usando um antibiótico. Previna-se de outra maneira: use um preservativo, ou não tenha relações no seu período fértil, porque você corre mais riscos de engravidar nesse período. O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também diminui o poder do anticoncepcional porque? Porque ele aumenta os níveis de estradiol e ele desregula essa questão hormonal no nosso corpo, diminuindo a absorção desse anticoncepcional e com isso também diminuindo a eficácia naquele mês que você está usando anticoncepcional para prevenção da gravidez. Então, o uso de drogas também diminui a absorção do anticoncepcional. Doenças intestinais também diminuem a eficácia desse anticoncepcional, porque diminuem a absorção e também diarreias e vômitos. Se você toma um anticoncepcional e dali a 15 minutos você tem uma diarreia. Você não teve tempo de absorver a medicação então diminuir a eficácia. Mesma coisa com o vômito. Se você tomou anticoncepcional e logo em seguida houve ou algum tempo depois uns 10-15 minutos você vomitou. Também diminuir a eficácia. Então, muita gente usa o anticoncepcional e fala ahh eu uso o anticoncepcional mas eu engravidei… Tem que tomar cuidado com esses fatores que eu falei. E quando ocorrer, se prevenir de outra maneira para não ter surpresas futuras. Se você gostou do nosso vídeo, inscreva-se no nosso canal dê o seu like e ative o sininho de notificação para receber mais.
LEIA TAMBÉM:  5 Clichês Sobre Pós Parto e Amamentação
Marcações: