Explante mamário

YouTube video

Vídeo do Dr. Fernando Amato nosso Cirurgião Plástico sobre Explante mamário!

O explante mamário é o nome popularmente utilizado para cirurgia de retirada das protese de silicone, pode ser realizado apenas por questões estéticas, mas tem sido muito realizada por pacientes que apresentam complicações relacionadas ao implante de silicone.

Quais complicações são essas?

Tem se falado muito sobre doença do silicone e Síndrome ASIA

Doença do silicone é um termo mais genérico que pode englobar todas as complicações relacionadas ao implante de silicone, apesar de ter quem relacione apenas a toxicidade do silicone que extravasa do implante sem ele estar rompido, essa situação é chamada de bleeding

acho importante lembrar que é comum formar ao redor de qualquer material implantado uma cápsula, no caso dos implantes mamários, essa cápsula pode ficar endurecida, com deformidade visivel e até causar dor.

Apesar de raro, existe até um linfoma relacionado ao implante mamário, e nesse caso a cirurgia para tratar a doença é a retirada do implante em bloco, ou seja, implante intacto, dentro de sua cápsula.

implantes rompidos podem ter o silicone migrado para os linfonodos na axila, gerar dor, desconforto e até prejudicar a drenagem linfática da mama e dos braços.

Existe uma Síndrome, chamada ASIA, em que o implante de silicone serve como gatilho para desenvolver sinais e sintomas semelhantes a doenças reumatotógicas, como dor articular, dor no corpo, cansaço, distúrbios no sono, perda de cabelo, olho seco, boca seca e outros.
Para colocar um implante mamário é necessário o cirurgião ser sincero e expor esses riscos, e a paciente ter maturidade para ter essa escolha.

#mama #mamoplastia #mastopexia #reconstruçãodemama #cancerdemama #prótesedemama #protesedemama #protesedesilicone #prótesedesilicone #mastopexiacomprotese #enxertodemama #explante #explantemamário
#cirurgiaplastica #cirurgiaoplastico #saude #bemestar