Ferida na Coluna Inchada ou Vazando, O Que Devo Fazer?

YouTube video

Ferida inchada ou vazando?

As feridas das cirurgias endoscópica são pequenas e nunca tivemos um caso de infecção ou complicação com a ferida operatória em nosso serviço. Você sabia que em uma cirurgia endoscópica chegamos a utilizar 10, as vezes 15 ou 20litros de soro fisiológico?! Esse soro entra no campo operatório e sai, essa lavagem contínua do campo operatório é um dos motivos pelos quais a infecção é raríssima! Um pouco de soro é absorvido pelos tecidos, e costuma pela ferida nas horas que seguem a cirurgia.

Em cirurgias maiores, em que é necessária a dissecção de quantidade maior de tecido é comum que haja vazamento de secreção serosa ou algo sanguinolenta, sem que signifique infecção ou complicação. Devemos nos preocupar, se a secreção que sai da ferida está purulenta, com cheiro forte, associada a vermelhidão, dor e as vezes febre… esses são sinais de infecção. Existe também a fístula liquórica, mais comum em cirurgias onde a dura-mater foi seccionada, como por exemplo para retiradas de tumores ou cistos na coluna ou no cérebro. Nesses casos há saída de grande quantidade de líquido claro, associado a dor de cabeça ao ficar em pé.

Vídeos relacionados:
https://youtu.be/nKhp1wuwgdU

#giec
Acesse o site https://neurocirurgia.com/

Dr. Marcelo Amato – Neurocirurgião e Cirurgião de Coluna
CRM-SP 116.579
CRM-PR 46.833

Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP), linha de pesquisa em cirurgia endoscópica da coluna na USP e atuação em cirurgia minimamente invasiva do crânio e da coluna.

LEIA TAMBÉM:  Tenho Lipedema, Posso Fazer Reposição Hormonal?

Estamos à disposição na Av Brasil, 2283. Tel 11 5053-2222
WhatsApp: 11 973132613