Pílula do dia seguinte. Como usar.

pílula do dia seguinte
YouTube video

A Dra Juliana Amato, ginecologista do Instituto Amato (www.amato.com.br) explica o uso da pílula do dia seguinte, que não é para ser usado de rotina.

Dra. Juliana Lelis S. Amato é Ginecologista e Obstetra. É chefe da Reprodução Humana do Instituto Amato (www.amato.com.br). Enquanto não está cuidando das suas pacientes, e fazendo FIVs, está cuidando de sua familia👨‍👩‍👧‍👦. É mãe, apaixonada pela natureza🐶🐱🌳🌲, bem estar e estilo de vida saudável🚴.
Escreveu o livro “Em busca da fertilidade.” (http://bit.ly/35GF8ni), e autora do site fertilidade.org
Instagram: http://bit.ly/dra_amato
Facebook: http://bit.ly/36Q76yc
Twitter: http://bit.ly/2RaylNp
LinkedIn: http://bit.ly/35KxJU3

Estamos à disposição na Av Brasil, 2283. Tel 11 5053-2222 ou WhatsApp 11 93318-3661. Nosso site: www.amato.com.br

— transcrição —

Olá meu nome é Juliana Amato, e sou ginecologista e obstetra do Instituto Amato. E hoje nós vamos conversar um pouquinho sobre pilula anticoncepcional e pílula do dia seguinte. Uma dúvida que eu vejo bastante em mulheres usuárias de anticoncepcional é que: “eu não estou tomando minha pílula como deveria ,às vezes eu me esqueço por um dia, quando eu lembro eu tomo duas de uma vez”, ou “tomo em horários não concordantes” por exemplo, Tomo de manhã e chego em casa à tarde lembro que não tomei. Vou tomar outra pílula. Aí tem uma relação. Essa relação desprotegida ou tem alguma falha do preservativo porque eu faço? Primeiro, a pílula do dia seguinte não foi feita para usar junto com o anticoncepcional. Se você é usuária de anticoncepcional, mas está usando de forma errada, não tome a pílula do dia seguinte porque ela tem uma dosagem muito alta o que aumenta o risco de eventos tromboembólicos, ou seja de trombose, e ela vai se desregular totalmente sua menstruação. O ideal é que você continue tomando a pílula normalmente. Agora, tente tomar de uma maneira ordenada e quando vier a pausa desse anticoncepcional você da a pausa para vir a menstruação. Ahh, mas vai abaixar a eficácia do meu anticoncepcional. Sim vai abaixar. Mas o ideal é que você continue tomando a sua pílula, mesmo que tenha abaixado essa eficácia, do que você colocar mais um hormônio no seu organismo e correr o risco de ter uma trombose. Se você não usa anticoncepcional, não é usuária de anticoncepcional só usa o preservativo. Esse preservativo teve uma falha, ou você não usou preservativo por algum motivo. O que é o ideal? Aí sim o ideal é você tomar a pílula do dia seguinte até 12 horas depois dessa relação, mas o quanto antes melhor. Porquê? porque você já não vai com mais hormônios no organismo você vai tomar uma dosagem grande mas que vai prevenir você de engravidar. Então não vai ter um problema de você ter algum evento tromboembólico, a não ser que já tenha um antecedente pra isso. O que é importante, e que fique bem claro, é que: pílula do dia seguinte não é pílula anticoncepcional tem muitas mulheres que eu vejo que usam a pílula do dia seguinte como se fosse um anticoncepcional. Tem a relação, está com medo de ficar grávida, toma a pílula do dia seguinte. No próximo mês, a mesma coisa. Teve relação no período fértil, não se preveniu… Toma a pílula do dia seguinte novamente. Pílula do dia seguinte não anticoncepcional, ela tem suas contraindicações, ela tem seus riscos, por ser uma dosagem hormonal muito alta. Então o ideal é que você procura seu ginecologista, converse com seu ginecologista sobre o método anticoncepcional melhor para o seu caso. Se você gostou do nosso vídeo, inscreva-se no nosso canal, dê o seu like e ative o sininho notificação para receber mais.

LEIA TAMBÉM:  Qual o Melhor DIU Para Mim?
Marcações: