Síndrome do Desfiladeiro Torácico

YouTube video

A síndrome compreende sintomas vasculares ou neurológicos nos braços e mãos: formigamento, dormência, fraqueza, dor, vermelhidão e palidez.

Ocorre devido a compressão do plexo braquial ou vasos subclávios na região anterior do pescoço por costela cervical ou pela própria musculatura desta região, em pacientes com alterações posturais, disfunção de ATM, ou até mesmo bruxismo.

Uma observação importante, é que a síndrome do desfiladeiro torácico pode se confundir, ou mesmo coexistir com outras doenças como hérnia de disco cervical e a síndrome do túnel do carpo.

Para viver bem com a coluna que você tem, não deixe de acompanhar nossas dicas aqui neste canal e em nossas outras redes sociais!

Você sente dor, dormência ou fraqueza nos braços e mãos, acompanhada de vermelhidão, palidez ou inchaço?

Você sabia que a síndrome do desfiladeiro torácico pode se apresentar com esses sintomas?

Essa doença corre devido a compressão de nervos, veias ou artérias na região anterior do pescoço, geralmente por uma costela extra ou outra estrutura anômala.

Por causa disso, o paciente apresenta sintomas vasculares ou neurológicos nos braços e mãos.

Uma situação até mais frequente é o paciente com alterações posturais, disfunção de ATM, bruxismo, ou mesmo que esteja se tratando de dor cervical, por hérnia de disco, por exemplo, pode ter sintomas de desfiladeiro torácico, pelo mal funcionamento da musculatura cervical.

O tratamento nestes casos, é baseado em reabilitação física, reeducação postural, e medicamentos. 

Uma observação importante, é que a síndrome do desfiladeiro torácico pode se confundir, ou mesmo coexistir com outras doenças como hérnia de disco cervical e a síndrome do túnel do carpo, que precisam ser tratadas concomitantemente!

Dr. Marcelo Amato – Neurocirurgião e Cirurgião de Coluna
CRM 116.579

Médico e Neurocirurgião pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), Doutor em Neurocirurgia (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e Especialista em cirurgia endoscópica da coluna.

Estamos à disposição na Av Brasil, 2283. Tel 11 5053-2222