Pular para o conteúdo

Varizes Internas Existem ou é Lenda? Saúde e Varizes.

O Dr. Alexandre Amato, cirurgião vascular do Instituto Amato, discute o conceito de varizes internas. Segundo ele, tecnicamente, varizes internas não existem, uma vez que, por definição, varizes são veias tortuosas e dilatadas visíveis a olho nu. Quando as pessoas se referem a “varizes internas”, estão normalmente falando de problemas com o sistema venoso profundo ou veias superficiais que estão suficientemente profundas para não serem visíveis.

Essas veias podem sofrer de insuficiência venosa, uma condição causada por danos nas válvulas venosas que direcionam o fluxo de sangue para cima. Quando essas válvulas são danificadas, ocorre o refluxo sanguíneo, fazendo com que as veias dilatem e resultando em sintomas típicos de doença venosa, como inchaço, dor, cansaço e sensação de peso nas pernas.

O termo correto para “varizes internas” seria, portanto, insuficiência venosa, que pode ocorrer tanto no sistema venoso profundo quanto no superficial. No caso da insuficiência venosa superficial, existem tratamentos clínicos e cirúrgicos disponíveis. No entanto, para o sistema venoso profundo, não existe ainda um tratamento cirúrgico adequado para restaurar o funcionamento dessas válvulas. Nesse caso, o tratamento se dá clinicamente, com uso de meias elásticas, medicamentos e medidas de hábitos de vida saudável.

Em resumo, literalmente, varizes internas não existem, mas a insuficiência venosa do sistema venoso profundo existe e possui tratamento, embora não seja cirúrgico.

Sou o Dr. Alexandre Amato cirurgião vascular do Instituto Amato e hoje vou falar sobre as famigeradas varizes internas. As varizes internas que todo mundo já ouviu. Será que elas existem? será que tem tratamento que a gente faz? inscreva se no nosso canal enquanto isso. Mas vamos lá. Varizes internas não existem. Se a gente segue a definição de varizes: Varizes são veias tortuosas e dilatadas visíveis a olho nu. Então se elas são internas não são visíveis a olho nu não podem ser varizes mas tem uma razão para a gente usar esse termo para as pessoas comentarem. Quando estou falando de varizes internas estão falando do acometimento do sistema venoso profundo ou de veias superficiais mais profundas o suficiente para não serem vistas a olho nu. Essas veias sofrem com a insuficiência venosa com dano na válvula venosa que direciona o fluxo do sangue para cima. Quando ocorre esse dano na válvula vai haver o refluxo. Então o sangue ao invés de subir ele vai começar a descer. Causa a dilatação dessa dessas veias e, consequentemente, todos os sintomas da doença venosa como inchaço, dor, cansaço, peso nas pernas. Então quando a gente fala de varizes internas o nome correto poderia ser insuficiência venosa. A Insuficiência venosa pode ser tanto do sistema venoso profundo quanto do sistema venoso superficial. Uma insuficiência venosa do sistema superficial tem tratamento tanto clínico quanto o tratamento cirúrgico. Já conversei bastante sobre cirurgia com laser e as facilidades da cirurgia com laser aqui no nosso canal. Agora, quando o problema no sistema venoso profundo então as varizes internas do sistema venoso profundo, não existe um tratamento cirúrgico adequado ainda para restabelecer o funcionamento dessas válvulas então a gente tem que utilizar o tratamento clínico com o uso da meia elástica tratamento medicamentoso. Medidas de hábitos de vida saudável fortalecimento da musculatura da panturrilha e tudo mais que a gente vive falando aqui no canal. Então existem varizes internas? se a gente seguir o nome literalmente não. Não existe. Mas a gente entende que é a insuficiência venosa do sistema profundo e aí sim existe e tem tratamento sim. Apesar do tratamento não ser o cirúrgico esperado. Gostou do nosso vídeo. Compartilhem. Inscreva-se no nosso canal. Clica no Sininho para receber as notificações e até o próximo.

Qual sua nota para este artigo?

0 / 5

Your page rank:

Marcações:
>