Pular para o conteúdo

Confira 5 tipos de tratamentos de varizes

Tipos de tratamentos de varizes

Você sabia que as varizes podem indicar problemas circulatórios e evoluir para doenças mais graves como a trombose? Além disso, elas comprometem a estética das pernas, o que pode afetar a autoestima de muitas mulheres. Mas felizmente existem vários tratamentos para as varizes, desde os mais tradicionais até os mais modernos e menos invasivos. Neste artigo, vamos apresentar cinco tratamentos diferentes e suas indicações, para que você possa entender melhor como cada um funciona e escolher o melhor para o seu caso. Confira!

Sumário

As varizes atingem uma parcela considerável do público feminino. Além de comprometer a estética das pernas, as varizes também indicam problemas circulatórios e podem evoluir para doenças mais graves como a trombose. Felizmente, existem vários tratamentos para as varizes e é sobre eles que falaremos a seguir. Confira.

5 tratamentos contra as varizes

Os tratamentos para as varizes dividem-se em meios tradicionais, modernos, com aplicação isolada ou em conjunto. A escolha do procedimento depende da avaliação do médico especialista. Saiba mais a seguir.

Escleroterapia

A escleroterapia é um dos procedimentos mais usados no combate às varizes devido ao seu resultado satisfatório e simplicidade de execução. Esse tratamento consiste na aplicação de uma substância diretamente nas varizes, fazendo com que elas sequem e se tornem invisíveis.

A escleroterapia é indicada para o tratamento de varizes finas e vasinhos perceptíveis, que sempre causam muito incômodo estético nas mulheres. É um método invasivo e tanto a indicação quanto a sua aplicação deve ser realizada por um médico especialista como um cirurgião vascular.

Existem dois tipos de escleroterapia: a tradicional, com aplicação de glicose 75% e a com espuma, com aplicação de polidocanol. Vamos saber mais sobre elas a seguir.

Escleroterapia tradicional (aplicação de glicose)

Nesse tipo de tratamento, uma solução de glicose é injetada na área afetada com o intuito de fazer com que as varizes desapareçam. É uma técnica simples, apesar de invasiva e recomendada para vasos com até 2mm de diâmetro.

A glicose é uma substância natural e não provoca alergias ou rejeições no organismo. Apesar disso, é técnica de baixo poder esclerótico.

Algumas pessoas também podem se incomodar com o uso da agulha, mas, o incômodo provocado pelas aplicações é completamente suportável. Por isso podemos acrescentar a técnica Annox para sedação consciente.

Para que os resultados sejam satisfatórios é preciso realizar o tratamento completo, seguindo o número de aplicações recomendadas pelo médico que acompanha a paciente.

Escleroterapia com espuma (aplicação de polidocanol)

Essa modalidade é a mais indicada para vasos com até 4mm de diâmetro, embora possa funcionar com vasos de quase qualquer tamanho. Em vez da glicose, é aplicada nas veias uma solução esclerosante, com consistência de espuma, chamada de polidocanol. Essa substância é muito mais potente do que a glicose, mas tras outros riscos associados.

Esse procedimento não é recomendado para idosos, gestantes e pessoas que já tenham sofrido com embolia pulmonar.

Laser transdérmico

Nesse tipo de tratamento é utilizado um feixe de luz diretamente nas varizes, ocasionando o sumiço delas por causa do calor. O laser transdérmico pode ser aplicado de duas formas: isoladamente ou em conjunto com a escleroterapia.

Diferente da escleroterapia, o laser transdérmico é um método não invasivo. Sua aplicação é recomendada para tratar vasos de menor calibre e não é indicada para pessoas com histórico de câncer de pele ou outras doenças dermatológicas.

Tratamento isolado

Nessa opção, há apenas a aplicação do laser transdérmico, sem interferência de outros métodos.

Tratamento laser associado à escleroterapia (CLACS)

Nesse tipo de tratamento, são utilizados o laser e também a escleroterapia tradicional, com aplicação de glicose 75%. É uma metodologia recomendada e aplicada nas varizes de maior calibre que não são removidas totalmente apenas com a escleroterapia e nem com o laser.

Ao juntar esses dois tratamentos, o resultado é mais completo e satisfatório.

Microcirurgia

A microcirurgia é indicada para o tratamento de varizes de pequeno e médio porte e é considerado um procedimento minimamente invasivo. A cirurgia acontece após a aplicação de uma anestesia local e a sedação da paciente.

A microcirurgia é utilizada para a retirada da veia varicosa através de incisões mínimas e que não necessitam de suturas. A cicatrização é rápida e o pós-operatório também é tranquilo.

A única contraindicação é para pacientes que tenham alguma alergia às substâncias anestésicas ou que sofram de alguma doença grave cardiovascular.

Safenectomia tradicional (stripping)

Um dos tratamentos mais tradicionais das varizes, a safenectomia é recomendada para aquelas veias extremamente tortuosas e dilatadas, com funcionamento quase nulo. O procedimento consiste na retirada da veia safena, localizada nos membros inferiores.

É considerada a técnica mais agressiva de tratamento das varizes, mas têm ótimos resultados a longo prazo, além de execução simples.

Termoablação de safenas e perfurantes

Esse tratamento de varizes é uma modalidade recente, mas já com muitos adeptos e resultados excelentes. Fazemos a termoablação com laser há mais de 1 década e chegamos a publicar internacionalmente nossos resultados. A técnica consiste na aplicação de calor na veia safena para que a mesma deixe de funcionar.

O tratamento é minimamente invasivo e acontece por meio de uma punção da veia, sem incisões na pele. O médico é orientado pelo ultrassom durante todo o processo.

A termoablação pode ser executada de duas formas: a laser e por radiofrequência. Os dois tratamentos são eficazes, rápidos e com resultados duráveis. Veja a seguir detalhes dos dois tipos.

Termoablação a laser (endolaser)

No endolaser, o paciente é sedado por meio de anestesia local. A parede da veia doente é eliminada com a ação do calor emitido pela luz com apenas um comprimento de onda. É um procedimento que substitui a cirurgia tradicional.

 

Neste vídeo, o Dr. Alexandre Amato, cirurgião vascular do Instituto Amato, fala sobre as indicações da cirurgia de varizes com laser. Ele explica que existem dois tipos de laser: o superficial, usado nas fases iniciais dos vasinhos, e o endovascular, usado para veias maiores. O laser pode ser usado em qualquer tipo de veia, desde as superficiais até as mais profundas. Segundo os guidelines internacionais mais recentes, a termoablação (cirurgia com laser ou radiofrequência) é a melhor técnica a ser utilizada para o paciente, devido à menor invasividade e à recuperação pós-cirúrgica mais tranquila. A grande vantagem da cirurgia com laser é a possibilidade de fazer o procedimento com sedação e anestesia local, o que minimiza a invasividade da técnica e acelera a recuperação do paciente. Dr. Alexandre Amato ressalta que a cirurgia tradicional ainda funciona, mas a recuperação pós-cirúrgica é mais longa. Ele recomenda que os pacientes conversem com seus cirurgiões vasculares sobre as vantagens e desvantagens de cada técnica.

olá sou doutor alexandre Amato cirurgião vascular do instituto amato e hoje eu vou falar sobre as indicações da cirurgia de varizes com leis então quando que a cirurgia de varizes com laser é indicado será que no seu caso nessa é uma dúvida muito frequente bom e nós temos o laser transdérmico que o laser superficial ele é usado nas fases iniciais dos vasinhos e nós temos o laser em do veloso indo vascular em que a gente coloca uma fibra por dentro dessa veia e queima essa veia são veias maiores então é basicamente o laser consegue abranger toda a gama de situações venosas desde às vezes bem superficiais até as veias mais profundas a técnica então do laser é ela pode ser utilizada em qualquer tipo de veia pode ser uma muda o tipo de laser mas é ela vai ser utilizada agora será que é mais adequada no seu caso é bom os guard lines internacionais mais recentes colocam as termas blason ações a cirurgia com laser por exemplo também a rádio freqüência como a a melhor técnica a ser utilizada para o paciente porque por causa da recuperação pós cirúrgica que é muito mais tranquila e pela menor invasiva idade da técnica a mais o meu médico só sugeriu a cirurgia tradicional bom a cirurgia tradicional continua funcionando não deixa de funcionar há uma diferença muito grande da tradicional com laser na recuperação pós cirúrgica curto e médio prazo essa é a grande vantagem da da cirurgia com laser é ea possibilidade de fazer é o laser com sedação e anestesia local então a cirurgia ela pode começar de manhã às 9 horas da manhã feita com sedação e anestesia local em torno do meio-dia uma hora já está indo embora para casa então essa ao minimizar a invasive idade da técnica a gente começa a ganhar outros benefícios a essa velocidade ao retornar para casa vem junto com uma velocidade a retornar a movimentação então não há grandes períodos de repouso não há essa necessidade de ficar em repouso absoluto e tudo isso diminui o risco de trombose diminuir o risco de infecção então existem várias vantagens na cirurgia com laser e que devem ser conversados com seu cirurgião vascular gostou do nosso vídeo assim nosso canal clique aqui no sininho veja nosso próximo vídeo e muito obrigado [Música]

Termoablação por radiofrequência

Essa opção de termoablação da veia acontece por meio de um eletrodo, localizado na extremidade de um cateter fazendo a liberação de energia de radiofrequência. É esse calor que destrói a veia doente.

Existem algumas vantagens nessas duas técnicas em relação aos meios tradicionais de tratamento de varizes: são menos invasivas, produzem menos hematomas e menos dores e garantem ao paciente uma recuperação mais rápida e satisfatória.

A termoablação não é recomendada para pacientes com histórico de trombose da veia safena. Por outro lado, obesos, idosos e pacientes que já tiveram linfedema respondem bem ao procedimento.

É importante salientar que um resultado eficaz do tratamento escolhido depende também do paciente e da sua disponibilidade em seguir as demais orientações repassadas no consultório como reduzir o peso, usar meias compressoras e manter uma alimentação saudável. Só assim é possível, de fato, usufruir de todos os benefícios oriundos do tratamento aplicado.

Como vimos, há diversos tipos de tratamentos de varizes. A indicação de um ou outro vai depender do médico que acompanha o caso, do tipo, tamanho das varizes e necessidade de cada paciente. Por serem procedimentos delicados, é crucial que sejam acompanhados por um especialista vascular. Também é de suma importância que o paciente siga todas as recomendações médicas para uma recuperação eficaz dentro do prazo estipulado.

Prof. Dr. Alexandre Amato

Qual sua nota para este artigo?

0 / 5

Your page rank:

>