Glândulas adrenais

Suprarrenal

Glândula adrenal

Suprarrenal

As glândulas adrenais (ou suprarrenais) se localizam logo acima dos rins e secreta vários hormônios: aldosterona, cortisol e androgênios. As doenças que afetam essa glândula podem resultar em falta ou excesso de um ou mais desses esteroides.

 

As doenças adrenais podem ser causadas por problemas genéticos em sua formação, como a hiperplasia adrenal congênita (detectada pelo teste do pezinho); doenças infecciosas (AIDS, tuberculose, fungos) e autoimunes (adrenalite autoimune).

 

 

Existe fadiga adrenal?

 

Esse diagnóstico não existe!

 

As pessoas que se sentem cronicamente cansadas, com sensação de fraqueza ou indispostas podem estar apresentando sintomas decorrentes de várias outras doenças que exibem fadiga como sintoma como sobrecarga de trabalho, estresses da vida cotidiana, má qualidade do sono, ou até mesmo distúrbios psico-afetivo como depressão. 

 

Existem doenças relacionadas às glândulas adrenais que geram insuficiência adrenal, mas tais doenças são graves e raras, com tratamentos específicos, e devem ser tratadas por um endocrinologista. Suspeite de informações contidas na internet que preconizam tratamento para o termo ‘fadiga adrenal’, pois estas são enganosas.

 

 

 

Cuide-se e entregue sua saúde para quem irá tratá-la como responsabilidade. 

O que você acha deste artigo?: 
0
Sem avaliações