Pular para o conteúdo

O que a geriatria trata?

  • amato 
Geriatra

Você já ouviu falar do médico geriatra? Esse profissional especializado é responsável por atender os idosos e se preocupar com todos os aspectos da saúde dessas pessoas, levando em conta as particularidades do processo de envelhecimento. Se você é idoso ou tem um parente nessa faixa etária, saiba que o geriatra pode ser o profissional ideal para acompanhar o envelhecimento de forma saudável e prevenir doenças. Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre essa importante especialidade médica e como ela pode beneficiar a sua qualidade de vida!

Sumário

O médico geriatra atende o idoso, diferenciando as mudanças anatômicas, funcionais e psicológicas próprias do processo natural de envelhecimento, das alterações decorrentes de doenças nessa fase da vida. Na prática, muitas vezes, esse limite é impreciso.

O geriatra se preocupa, com todos os aspectos da saúde do idoso, de acordo com as particularidades do processo de envelhecimento. Enquanto a grande maioria das especialidades médicas se dedica a um órgão ou sistema, a geriatria se dedica ao indivíduo como um todo.  A população geriatrica é heterogenea, idosos de mesma idade podem ter qualidade de vida completamente diferente. Um idoso com doenças crônicas controladas pode ser considerado saudável quando comparado com outro de mesma idade sem doenças controladas e com incapacidades e sequelas. Para o geriatra o tratamento bem sucedido é aquele que além do controle das doenças visa preservar a autonomia (capacidade de escolher) e a independência (capacidade de executar) do idoso.

Ele tem a mesma função do clínico geral, só que durante o envelhecimento.Ou melhor sua função é bem parecida com o pediatra. Na infancia é hábito a criança saudável, ir ao pediatra, para saber se o crescimento está adequado e receber orientacões de vacina, nutricionais e outras. Pois bem, na velhice, que também é um estágio mais frágil da vida, o acompanhamento médico, periódico oferece melhor qualidade de vida por período mais longo.

Quem é idoso atualmente?


Antigamente a Organização Mundial da Saúde definia a idade mínima de 65 anos para países desenvolvidos e 60 anos para países em desenvolvimento, porque estes têm expectativa de vida menor. Hoje já está estabeleceido 65 anos como regra geral. São considerados muito idosos (very old) aquelas pessoas com mais de 85 anos nos países desenvolvidos e 80 anos para países em desenvolvimento.

Essa população vem aumentando muito e o geriatra esta especialmente qualificado em  atendê-lá.

Quando devo consultar um geriatra?

 

Existem basicamente tres situações para se procurar um geriatra.
A primeira é preventiva, para se orientar como envelhecer de forma saudável.
A segunda é para o acompanhamento do processo natural de envelhecimento, já em evolução.
A terceira é para o acompanhamento de doenças nessa fase da vida, evitando novas sequelas e reabilitando as já existentes.

Como sei se minhas queixas são decorrentes da idade ou se estou doente?

 

O ideal é procurar um geriatra para fazer o diagnóstico diferencial, para saber se o que você sente é consequência da idade ou decorrente de alguma doença. E o mais importante o que pode ser feito para melhorar essa queixa.

Quais atende o geriatra?

 

No consultório médico, no domicílio do paciente, nas instituições de longa permanência e nos hospitais.

O Dr. Marcos Gala Murilo é um médico geriatra que fala sobre o acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, que é a segunda principal causa de morte no mundo. Ele explica que os pacientes devem procurar um serviço especializado em Neurologia se suspeitarem de um AVC, pois o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para minimizar o dano cerebral e evitar sequelas neurológicas. O Dr. Murilo também fala sobre o método mnemônico SAMU (sorriso, abraço, música e urgência) para identificar sinais de AVC, como dificuldade na comunicação, paralisia ou fraqueza em um dos lados do corpo e dificuldade para sorrir ou erguer os braços. Outros sintomas comuns do AVC incluem desequilíbrio, tontura, perda de sensibilidade e forte dor de cabeça.

o Olá eu sou Dr Marcos gala Murilo  médico geriatra do Instituto Amado hoje  eu vou falar brevemente sobre a segunda  causa de morte no mundo que é o acidente  vascular cerebral popularmente conhecido  como derrame muitas vezes o paciente  procura o médico geriatra para realizar  o check-up e orientamos as medidas  preventivas ensinamos o paciente a  reconhecer um infarto do miocárdio  causado pela doença coronariana e  perdemos a oportunidade de ensiná-lo a  detectar o acidente vascular cerebral  cujo diagnóstico precoce nos dias atuais  faz grande diferença no tratamento mais  adequado sabemos que não a ver ser  quanto maior o tempo entre o diagnóstico  ou suspeita diagnóstico eo tratamento  adequado maior a destruição dos  neurônios cerebrais e a e o risco de  sequelas neurológicas com relação a  suspeita diagnóstica do AVC existe um  método mnemónico muito simples que  utiliza a palavra e em alusão ao serviço  de emergência Samu com 4 letras s de  sorriso a de abraço e me de música eo de  urgência então diante da suspeita de um  AVC peça por paciente que esboçaram um  sorriso e veja se alguma dificuldade na  movimentação da boca depois peça para o  paciente te dar um abraço e ver se ele é  capaz de elevar os dois membros ou se  existe um déficit na elevação de algum  dos membros depois ele de música peça  para o paciente cantaram uma música ou  falar uma palavra e veja se a  dificuldade na comunicação quando esses  três sinais estão presentes existe uma  alta probabilidade se está diante de uma  isquemia cerebral E aí venho a última  letra U de urgência essa é uma urgência  médica e o paciente deve ser levado  prontamente um serviço de Neurologia  especializado Não perca tempo falando  com seu médico de família é o mesmo com  seu médico me chame o SAMU ambulância da  sua assistência médica E vai um serviço  especializado procure saber quais os  serviços especializados próximos da sua  residências que estão aptos a atender o  AVC nesses locais existem equipes  compostas por neurologistas  radiologistas e neuro radiologistas que  farão diagnóstico preciso EA intervenção  mais adequada é muito importante a  suspeita diagnóstica porque o paciente  deve chegar em tempo hábil ao serviço  para receber os melhores tratamentos  outros sintomas comuns do AVC são  desequilíbrio ou tontura perda da  sensibilidade dor de cabeça de forte  intensidade assim como aqueles que já  foram ditos no médico mnemônicos amor é  fundamental cada vez mais as pessoas  aprenderem identificar precocemente o  AVC saber como conduzir essa situação  Caso vocês tenham dúvidas deixe aqui  embaixo e inscreva-se no nosso canal  [Música]  E aí  [Música] 

 

 

 

 

Fonte:Amato, MCM; Amato, CM; Amato, MCM; Morillo, MG. Manual para o médico generalista. 2˚ edição. 2012 (no prelo)

Qual sua nota para este artigo?

0 / 5

Your page rank:

Marcações:
>