Cirurgia plástica pode acabar com o incômodo
Mesmo quando vestida, o mamilo fica em evidência, o chamado “farol aceso”. Para algumas mulheres, essa situação é desconfortável, causando timidez e até problemas de autoestima. E mamilos e aréolas bem posicionados e proporcionais costumam ser tão importantes para as mulheres quanto o formato da mama.
Para resolver o “farol aceso” a Medicina conta com a cirurgia de redução de aréola e mamilo, um procedimento realizado para remodelar o tamanho e a forma dessa parte específica das mamas. “Ela pode ser feita sozinha ou em conjunto com a mastopexia, redução de mamas ou colocação de implantes mamários”, explica Dr. Fernando Amato, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Segundo o especialista, a recuperação da cirurgia de redução de aréola e mamilo é rápida e a paciente pode voltar ao trabalho até mesmo no dia seguinte.
Entretanto, Dr. Amato indica alguns cuidados após a cirurgia como o uso do sutiã cirúrgico por alguns dias, evitar pegar objetos pesados e não praticar exercícios intensos por algumas semanas.
“Além disso, é importante informar que esse procedimento pode interferir na amamentação. Por isso é importante uma avaliação médica para o paciente saber dos riscos e benefícios desse procedimento”, ressalta Dr. Fernando Amato.