Mamilo invertido: Existem diferentes técnicas de cirurgia para a correção

Mamilo invertido

Uma das preocupações das mulheres que têm o mamilo invertido é o medo de não poder amamentar. Existem diferentes técnicas de cirurgia para a correção, sendo uma delas com anestesia local, em que se faz um pequeno corte na base do mamilo, solta as traves e fibroses e depois faz um ponto para sustentar e não recidivar a inversão do mamilo. Outra opção é a mamoplastia de aumento com prótese, que pode corrigir indiretamente essa deformidade.

A cirurgia plástica, em alguns casos, pode dificultar o fluxo de leite pelo ducto principal devido à fibrose e cicatrização, mas, por outro lado, pode facilitar a pega do bebê no momento da amamentação.

A cirurgia pode ser feita antes de engravidar. Não recomendo que a correção do mamilo seja realizada durante a gestação. Isso porque, em alguns casos, o ato de amamentar pode causar a reversão do mamilo naturalmente.

O mamilo invertido pode ser considerado uma má formação, porém, outras condições adquiridas ao longo da vida podem ocasioná-lo, como as relacionadas ao câncer de mama, por exemplo.

Dr. Fernando Amato

*Dr. Fernando Amato é médico cirurgião plástico, membro titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

LEIA TAMBÉM:  Álcool em gel: herói e vilão em tempos de Covid-19
LEIA TAMBÉM:  Há casos em que a telemedicina não está indicada