Pular para o conteúdo

Sintomas de candidíase masculina

Candidiase

você sabe quais são os sintomas de candidíase masculina? Essa infecção é causada por um fungo que se prolifera de forma exagerada tanto nos homens como também nas mulheres.

Nos homens a infecção atinge diretamente o pênis e causa alguns sintomas como: inchaço, coceira, dor e vermelhidão em toda a região genital.

Mas, fique tranquilo, pois essa infecção tem cura quando o tratamento é realizado adequadamente.

Nesse post você vai conhecer mais sobre ela e sobre os seus principais sintomas.

O que é candidíase?

A candidíase é causada por um fungo chamado de Candida Albicans, ele vive normalmente no organismo de homens e mulheres.

Em situações normais, a presença do fungo não representa nenhum perigo para as pessoas. Isso porque, o sistema imunológico é capaz de controlar o desenvolvimento exagerado do fungo.

Entretanto, quando o sistema está fraco ou sofre alguma alteração hormonal o fungo pode se desenvolver e, assim causar a candidíase masculina ou feminina.

Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a candidíase tanto masculina como também feminina não aparece apenas na região genital, apesar de ser mais comum nesse local.

Ela também pode acometer outros órgãos como, por exemplo, a boca e a pele, e ainda atingir órgãos internos como esôfago, laringe e entre e outros.

Quais são os sintomas de candidíase masculina

Quando o fungo se prolifera de forma exagerada os sintomas da candidíase masculina são, por exemplo:

  • Coceira local,
  • Sensação de queimação ao urinar,
  • Ressecamento da pele,
  • Aparecimento de placas brancas ou vermelhas ao redor do pênis,
  • Dor e vermelhidão local.

É importante destacar que esses sintomas também podem surgir na virilha e também no saco escrotal.

Qual o médico o homem deve consultar?

O homem após perceber alguns dos sintomas deve imediatamente procurar um médico clínico geral ou urologista.

Após uma avaliação e exames o médico pode confirmar a candidíase, assim como a espécie do fungo causador da infecção.

Entretanto, é importante ressaltar que se os sintomas aparecem na pele em qualquer outra parte do corpo, o homem deve procurar um dermatologista, que irá avaliar e indicar o tratamento adequado.

Quais são as causas e como prevenir a candidíase masculina

A candidíase masculina está relacionada diretamente com problemas que causam alteração no sistema imunológico. Isso contribui para a proliferação excessiva do fungo Candida Albicans na região genital, na boca ou no corpo.

Nesse sentido, alguns problemas como estresse, gripe, doenças crônicas e entre outras que deixam o organismo fraco contribuem para o surgimento da infecção.

Por outro lado, a falta de higiene na região genital também pode favorecer a proliferação do fungo.

Sendo assim, para prevenir a infecção tanto o homem como também a mulher deve seguir alguns cuidados como evitar roupas quentes, apertadas ou molhadas.

Além disso, precisam higienizar muito bem a região genital e também fortalecer o seu sistema imunológico, por meio de alimentação de saudável e exercícios físicos.

Como tratar a candidíase masculina?

Felizmente esse infecção tem cura e, na maioria dos casos, ela pode ser tratada com uso pomadas.

Por outro lado, quando o caso é mais grave pode ser necessário o uso de medicamentos que eliminam a infecção de dentro para fora.

O tratamento deve ser realizado conforme a recomendação médica, mesmo que não existam mais sintomas existentes no corpo.

Conclusão

Agora que você sabe os sintomas da candidíase masculina, observe se algum sinal estranhou surgiu no seu pênis ou qualquer outra parte do corpo.

Esse cuidado é importante para que você possa identificar a infecção e tratá-la o mais rápido possivel. Caso contrário, a falta de tratamento pode causar uma infecção ainda mais grave.

Qual sua nota para este artigo?

0 / 5

Your page rank:

>