Pular para o conteúdo
Início » Medicina » Especialidade: Vascular » Inchaço: o que pode ser?

Inchaço: o que pode ser?

Inchaço

Você convive diariamente com o inchaço? Pois saiba que mais do que denunciar uma alimentação rica em sódio, a condição também pode ser sinal de doenças cardiovasculares, hepáticas ou renais. Por isso, ao notar o aumento de volume em apenas um dos membros ou no corpo todo, é preciso buscar ajuda médica para obter um diagnóstico precoce e tratamento adequado. 

Mas afinal, o que é inchaço? Quais são as causas do problema? Como tratar? A resposta para essas e outras perguntas você confere no artigo a seguir. Acompanhe.

O que é inchaço?

 

Inchaço é o nome dado à retenção de líquidos no corpo, condição caracterizada principalmente pelo acúmulo de água nos tecidos. O edema, como também é chamado, pode acontecer em um dos membros apenas ou parte dele, em dois ou mais membros ou até mesmo no corpo todo.

A condição pode piorar no calor, já que as altas temperaturas ambientes provocam vasodilatação, comprometendo a circulação sanguínea. Mulheres em período pré-menstrual também tendem a sofrer com o problema por questões hormonais.

 

Principais causas do inchaço

 

Será que além dessas das causas citadas anteriormente existem outras explicações para o surgimento de edemas? A medicina garante que sim, principalmente se ele for recorrente. Entenda.

 

Insuficiência venosa crônica

 

A insuficiência venosa crônica é uma doença caracterizada pela má circulação sanguínea nos membros inferiores. A condição provoca varizes, dores nas pernas, inchaço e em casos mais graves, dermatite ocre e úlcera varicosa.

YouTube video

 

 

Lipedema

 

O Lipedema é a doença onde ocorre deposição de gordura nas pernas. A sensação de inchaço acompanha frequentemente o lipedema. Você sabe o que é o lipedema?

 

Problemas na tireóide

 

O mau funcionamento da tireóide, glândula que regula o metabolismo do corpo, também pode causar inchaço. No caso do hipotireoidismo, o metabolismo fica mais lento, o que propicia o acúmulo de água e sódio nos tecidos.

 

Má alimentação também causa inchaço

 

Alimentos industrializados são ricos em sódio e demais aditivos químicos nocivos à saúde. O excesso de sal presente nesses alimentos sobrecarrega os rins, que precisam de mais água para filtrar o sangue.

 

Trombose venosa profunda

 

A trombose venosa profunda (TVP) é uma doença caracterizada pela formação e acúmulo de coágulos de sangue nas veias dos membros inferiores (as pernas). A condição bloqueia o retorno sanguíneo ao coração, causando inchaço e dores nas pernas. Em alguns casos, há um deslocamento do coágulo para as artérias do pulmão, o que causa embolia pulmonar.

 

Problemas renais causam inchaço ao redor dos olhos, nos tornozelos e nos pés

 

De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 10 milhões de pessoas sofrem com insuficiência renal no Brasil e entre essas, mais de 90 mil fazem hemodiálise. A doença crônica é caracterizada pela perda da função renal, que é a de filtrar o sangue e fazer com que substâncias nocivas com ácido úrico, ureia e amônia sejam expelidas do corpo através da urina.

 

Mas é claro que os rins não param de uma hora para outra. Até o comprometimento total dos órgãos, a insuficiência renal se manifesta através de sintomas como alteração na cor da urina, aumento da pressão arterial, dor lombar e edemas nos membros inferiores e ao redor dos olhos.

 

Insuficiência hepática

 

Assim como acontece com os rins, a perda das funções do fígado também causa inchaço. Só que nesse caso, o edema fica localizado na altura do abdômen.

 

Ficar muito tempo sentado

 

Quem passa muitas horas por dia sentado tende a ter problemas circulatórios e consequentemente edemas nos membros inferiores. Isso porque a posição relaxa a musculatura da panturrilha e dificulta o retorno do sangue localizado nas pernas para o coração.

 

Artrite causa inchaço em diferentes regiões do corpo

 

A artrite, doença reumática caracterizada pela inflamação das articulações, também é uma das causas de inchaço para se prestar atenção. Geralmente a doença provoca edemas nos joelhos, cotovelos, quadril, tornozelos, juntas das mãos e outras partes do corpo que possuem articulações. A doença também causa dor, vermelhidão local e rigidez muscular.

 

Gravidez

 

Já a gravidez causa inchaço principalmente nas pernas da gestante, mas também pode se estender para os braços e até mesmo para o corpo todo. Isso acontece porque durante a gestação há a redução de fluxo sanguíneo nas veias, o que ajuda a reter líquidos. Além disso, o próprio peso do corpo acaba dificultando a circulação sanguínea nos membros inferiores.

YouTube video

 

Como melhorar o inchaço?

 

Para melhorar o inchaço e aliviar os seus sintomas, que incluem sensação de peso, assimetria estética e aumento de peso corporal, o primeiro passo é consultar um médico, como clínico geral, cardiologista ou um angiologista. Somente a avaliação de um profissional de saúde especializado poderá indicar o tratamento adequado para o seu caso. 

 

Todavia, as recomendações mais comuns de especialistas para reduzir os edemas são:

 

  • Adotar uma alimentação mais natural, com menos produtos industrializados e processados;
  • Beber bastante água por dia (pelo menos dois litros);
  • Evitar roupas e calçados apertados;
  • Deitar-se com as pernas acima do nível do corpo (para o caso de edemas nas pernas);
  • Drenagem linfática, técnica de massagem que ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo;
  • Medicamentos anticoagulantes para pacientes com trombose venosa profunda;
  • Diuréticos somente com prescrição médica e para algumas causas bem específicas;
  • Meias de compressão para melhorar a circulação sanguínea em pessoas com varizes;
  • Caminhadas para estimular a circulação sanguínea.

 

Para casos em que o edema é provocado por varizes, o médico pode ainda recomendar alguns procedimentos minimamente invasivos para tratar as causas do problema, como cirurgia de varizes e escleroterapia (aplicação de vasinhos).

 

Instituto Amato: diagnóstico preciso para inchaço com equipe de saúde multidisciplinar

 

Como você pode perceber, várias doenças podem causar inchaço em diferentes regiões do corpo. Nesse sentido, é preciso buscar uma equipe multidisciplinar de saúde para investigar as causas, chegar a um diagnóstico preciso e indicar o tratamento adequado.

 

No Instituto Amato você encontra endocrinologistas, angiologistas, cardiologistas, gastroenterologistas, nutricionistas e várias outras especialidades médicas para cuidar de todos os aspectos da sua saúde em um só lugar. Atuamos nos melhores hospitais de São Paulo e contamos com o Hospital Dia para procedimentos cirúrgicos simples e internação por um período de até 12 horas.

 

Entre em contato conosco e agende já a sua consulta.

Prof. Dr. Alexandre Amato

>
× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 20:30