Pular para o conteúdo
Início » Medicina » Especialidade: Ginecologia » Pode fazer teste de gravidez qualquer hora do dia?

Pode fazer teste de gravidez qualquer hora do dia?

Teste de gravidez

Se você está suspeitando que está grávida, fazer um teste de gravidez pode ser um excelente caminho para acabar com essa dúvida. Mas, qual é o melhor momento do dia para realizar o teste? E qual é o melhor, o teste de gravidez de farmácia ou de sangue?

Sabendo que esse momento envolve muita ansiedade, mas também muitas dúvidas, nós, do Fertilidade.org, reunimos em um único artigo tudo o que você precisa saber sobre testes de gravidez. Continue a leitura e descubra quais testes podem ser feitos, como funcionam e qual é a melhor hora do dia para realizá-los para obter um resultado confiável.

Qual é o melhor momento para fazer um teste de gravidez?

Para garantir um resultado confiável, o ideal é que os testes de gravidez sejam realizados após o atraso menstrual. Isso porque nesse período, já existe uma boa concentração do hormônio HCG (Gonadotrofina Coriônica Humana) no organismo da mulher. Sendo assim, a possibilidade de um resultado falso-negativo diminui consideravelmente.

Como funciona um teste de gravidez?

Uma suspeita de gestação pode ser confirmada ou descartada com a realização de dois exames, o Beta HCG (de sangue) ou o teste de farmácia (de urina). Ambos detectam a presença do hormônio HCG no organismo da mulher, um hormônio que é produzido pela placenta a partir do 10º dia após a fecundação do óvulo. Ou seja, o hormônio só é encontrado em mulheres grávidas.

No caso do teste de farmácia, a tira ou a caneta deve ser colocada em contato com a urina. Passados alguns minutos, uma tira (ou risca, conforme preferir) fica ativa, para indicar que o exame está funcionando. Caso seja detectado o hormônio na urina, outra tira fica ativa, indicando um resultado positivo. Na ausência do hormônio, o teste termina apenas com uma tira ativa. O teste de gravidez de farmácia é barato, pode ser comprado sem receita e é muito simples de ser realizado.

LEIA TAMBÉM:  Hipotireoidismo e gestação O que toda gestante com hipotireoidismo deve saber?
LEIA TAMBÉM:  Qual o melhor teste de gravidez de farmácia

Já no teste de sangue, mais conhecido como Beta HCG, é feita a coleta de sangue da mulher com suspeita de gravidez. Assim como o exame de urina, ele detecta a presença da substância Gonadotrofina Coriônica Humana no organismo da mulher, mas neste caso, no sangue. O teste é acessível sob o ponto de vista financeiro, é feito em quase todos os laboratórios e dispensa pedido médico. E dependendo do laboratório, o resultado sai no  mesmo dia.

Pode fazer teste de gravidez qualquer hora do dia?

Depende do teste. O teste de gravidez de farmácia é menos sensível do que o de sangue. Portanto, para que produza um resultado confiável, o indicado é realizá-lo com a primeira urina da manhã, já que esta possui maior concentração do hormônio HCG (caso este esteja presente no organismo).

Já o Beta HCG (laboratorial) consegue detectar uma quantidade menor de hormônio no sangue. Por isso, é mais útil, confiável e pode ser realizado a qualquer hora do dia. Além disso, ele pode ser do tipo quantitativo ou qualitativo, a saber:

  • Quantitativo: indica os níveis de hormônio HCG presente no sangue, sendo possível descobrir o tempo de gravidez;
  • Qualitativo: indica apenas a presença (ou não) do hormônio HCG no sangue, resultando em positivo ou negativo.

Precisão dos dois testes de gravidez

Na prática os dois testes são confiáveis, desde que sejam realizados corretamente. Os de farmácia, por exemplo, são encontrados em marcas diversas e cada fabricante possui sua própria recomendação. 

Caso opte pelo teste de farmácia, antes de realizá-lo leia atentamente a bula que acompanha o dispositivo. Geralmente os fabricantes atribuem aos testes de farmácia de 90% a 99% de eficácia, desde que sejam realizados após o primeiro dia de atraso menstrual.

LEIA TAMBÉM:  Como funciona o teste de gravidez de farmácia
LEIA TAMBÉM:  O que pode impedir a ovulação?

Por outro lado, o teste BHCG (de sangue) oferece cerca de 99% de eficácia e pode ser realizado mesmo antes do atraso menstrual. Apesar disso, a recomendação é esperar a menstruação atrasar para realizar o teste.

Teste de gravidez pode dar falso-positivo?

Por mais que esse seja um resultado frustrante, sim. Isso acontece porque algumas condições de saúde podem estimular a produção do hormônio no organismo, mesmo que você não esteja grávida. 

E falso-negativo?

Também é um diagnóstico possível. Só que geralmente ele acontece porque o teste é realizado precocemente, ou seja, antes do atraso menstrual. Testes de farmácia realizados com a urina coletada ao longo do dia (sem ser a primeira urina da manhã) também podem produzir resultados equivocados, já que a concentração do hormônio HCG é menor.

Sintomas de gravidez

Embora fazer um teste de gravidez ajude a acabar com as dúvidas, alguns sintomas também indicam uma possível gestação. São eles:

 

  • Vontade de urinar com frequência;
  • Enjoos;
  • Cansaço e indisposição;
  • Sono em excesso;
  • Azia;
  • Seios aumentados de tamanho e sensíveis;
  • Aumento do apetite;
  • Alterações de humor.
YouTube video

O que fazer após inúmeros testes de gravidez negativos?

Sucessivos resultados negativos podem indicar problemas de saúde ou de fertilidade, caso em que um médico (ginecologista ou obstetra) deve ser consultado. Caso tenha alguma condição de saúde, ele irá te encaminhar para um especialista para realizar o tratamento adequado. Caso ele suspeite de infertilidade, ele irá te encaminhar para uma clínica especializada, como a Fertilidade.org.

Somos uma clínica de reprodução humana e fertilidade pertencente ao Instituto Amato e há mais de 37 anos ajudamos casais a formarem sua própria família. Entre os muitos tratamentos que oferecemos, destacam-se o FIV (Fertilização In Vitro), IIU (Inseminação Intrauterina), congelamento de óvulos, doação de óvulos, coito programado, entre muitos outros procedimentos. 

LEIA TAMBÉM:  TPM
LEIA TAMBÉM:  Hipotireoidismo e gestação O que toda gestante com hipotireoidismo deve saber?

Além das técnicas de reprodução assistida, oferecemos também diversas especialidades e exames para a saúde da mulher, como exame Papanicolau, colocação de DIU, ultrassonografia ginecológica e obstétrica, pesquisa do vírus HPV e muitos outros. Nossa equipe atua no Instituto Amato, no Hospital Albert Einstein, no Hospital Sírio-Libanês, no Hospital São Luiz Itaim e em outras instituições de saúde renomadas.

Quer realizar o sonho da maternidade, mas não sabe por onde começar? Marque uma consulta com a nossa equipe e tenha acesso aos mais modernos tratamentos de fertilidade que existem. Priorizamos um atendimento qualificado, humanizado e focado na resolução do seu problema. Agende já a sua consulta.

Dra. Juliana Amato

Marcações:
>
× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 20:30