Salgado demais?

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A IMPORTANCIA DO SAL  E SEUS REFLEXOS CARDIOVACULARES

Originalmente o sal começou a ser utilizado na culinária para a conservação dos alimentos, impedindo a reprodução de bactérias. Com o tempo ele tornou-se parte integrante dos temperos e a população acostumou-se ao seu sabor. Ele é extraído da natureza através da evaporação da água dos mares e rochas de minas subterraneas resultantes de mares antigos.

O sal tem como principal função no organismo garantir a pressão osmótica dos tecidos corporais, principalmente na circulação, participa do funcionamento do sistema nervoso e muscular. É importante para regular o ritmo cardíaco, o volume de sangue, a transmissão de impulsos nervosos e as contrações musculares.

Sal não é sinônimo de cloreto de sódio e o que vem escrito no rótulo dos alimentos é a quantidade de sódio que eles contém. Sabe-se que 5g de sal correspone a aproximadamente 2,4g de sódio. Os adultos podem ingerir em média de  4 a 6g de sal/dia.

 O sódio está presente, naturalmente , em pequena quantidade, em diversos alimentos, tais como frutas e legumes. Já nos enlatados, embutidos e condimentados esse elemento apresenta concentrações elevadas.

Quando a ingestão diária de sódio  é maior que a recomendada, o excesso produz retenção hídrica, causando aumento de volume sanguíneo e consequente aumento da pressão arterial e  extravasamento de líquido para o interstício, causando edema e para as cavidades serosas e articulares causando derrame cavitário ou articular.

A quantidade e concentração de sódio no organismo é regulada pelo rim que pode eliminá-lo em maior ou menor quantidade. Quando o consumo de sal é alto, o rim trabalha sob pressão maior e pode ter seu funcionamento comprometido. A hipertensão arterial é uma das principais causas de insuficiência renal. O excesso de sal também aumenta os riscos de cálculo renal.

Dúvidas frequentes

Como conseguir comer com menos sal e não perder o sabor dos alimentos?
Para diminuir o sal e manter o sabor dos alimentos deve-se valorizar ervas e condimentos naturais, tais como: cebola, alho, salsinha, manjericão, cheiro verde, coentro e outras
Sabendo-se que o gosto pelo sal é um hábito, portanto, conclui-se que pode ser reeducado

Qual a diferença entre o sal marinho e o industrializado ?
A principal diferença está no sabor e na textura e não na concentração de sódio. O sal marinho preserva alguns minerais e elementos, tais como: enxofre, bromo, magnésio e cálcio. Já o industrializado  é processado segundo as exigências da legislação e acrescido de iodo, nutriente essencial que evita o bócio.

O que é o sal light ?
É  uma mistura de cloreto de sódio e cloreto de potássio, portanto, proporcionalmente apresenta menor quantidade de sódio e pode ser utilizado como substitudo do sal, porém não está indicado para que tem problemas renais.

Como os esportistas devem repor o sal perdido pelo suor durante suas atividades?
Não deve ser pela maior injestão de sal, mas sim por meio de bebidas isotonicas.

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Quando uma pessoa apresenta sintomas de pressão baixa, deve injerir sal?
Não, nesse momento deve injerir muita água, que tem efeito imediato.

O excesso de sal nos alimentos, por si só, passou a ser considerado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, como um dos 7 fatores de risco cardiovasculares.  Os outros são: hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, tabagismo, sedentarismo e obesidade.( Jornal SBC, ano XIX nº 114-janeiro)

 

 

Fonte:Amato, MCM; Amato, CM; Amato, MCM; Morillo, MG. Manual para o médico generalista. 2˚ edição. 2012 (no prelo)

 

Publicado originalmente em5 de March de 2012 @ 11:10

Publicado originalmente em5 de March de 2012 @ 11:10