Agosto – Mês do Aleitamento Materno: Amamentar pode evitar obesidade infantil e diabetes

Aleiitamento materno

Você que está grávida ou com bebê pequeno já pensou sobre amamentação? Ao contrário do que muitos pensam, sucesso na amamentação em geral exige muita informação e rede de apoio. Os benefícios de amamentar seu bebê são inúmeros. No entanto, segundo a Organização Mundial de Saúde, apenas 38% das crianças no mundo são amamentadas exclusivamente com leite materno nos seis primeiros meses de vida.

 

A última pesquisa sobre aleitamento feita pelo Ministério da Saúde, abrangendo todo o país, ocorreu em 2009 e apontou que somente 41 % das crianças menores de seis meses recebem alimentação exclusivamente por aleitamento.

 

A amamentação pode reduzir o risco de excesso de peso ou obesidade infantil, e de diabetes. Além disso, o leite materno é o alimento mais completo para o bebê, melhorando inclusive aspectos imunológicos. Como se não bastassem os benefícios para o bebê, as mamães que amamentam têm menor risco de câncer de mama, ovário, e perdem peso mais rapidamente após a gestação.

 

Sabemos que amamentação não é fácil. A mulher deve estar preparada desde a gestação. E manter-se bem informada sobre as possíveis dificuldades, os erros de pega, os mitos envolvendo o aleitamento… tudo isso ajuda no sucesso da amamentação.

 

Se você deseja amamentar seu filho, informe-se e peça ajuda aos profissionais que lhe assistem e à sua família!

 

Com ajuda, o sucesso é mais fácil!

Dra. Lorena Lima Amato

 

*Lorena Lima Amato é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)

 

LEIA TAMBÉM:  Mês do Aleitamento Materno: Amamentação e cirurgia plástica