Pular para o conteúdo

Bioimpedância: mais do que o peso

bioimpedancia-peso

O método da bioimpedância elétrica (BIA) é baseado na condução de uma corrente elétrica de baixa intensidade (indolor), aplicada ao organismo por meio de cabos conectados a eletrodos ou superfícies condutoras, que são colocados em contato com a pele (mãos e pés, em geral). Apesar de sua facilidade técnica e alta reprodutibilidade, situações em que o balanço hidroeletrolítico está alterado (ingestão de álcool, atividade física intensa realizada antes do teste, presença de edema ou retenção hídrica em certos períodos do ciclo menstrual, por exemplo) podem tornar as estimativas menos precisas, assim como a ingestão recente de alimentos e obesidade. Os aparelhos disponíveis para este tipo de avaliação fornecem os valores de gordura, por meio de equações preditivas ajustadas para sexo, idade, peso, altura e nível de atividade física.

 

Por que fazer a bioimpedancia ?

Existem diversas maneiras de avaliar a gordura corporal, desde imersão em tanques de água, tomografias, até outras estimativas mais usuais como as abaixo relacionadas.

A gordura em excesso está diretamente relacionada com o risco cardiometabólico, ou seja com a incidência de diabetes, hipertensão, infarto do miocárdio, insuficiência renal, aneurisma, acidentes vasculares cerebrais ou periféricos, entre outras doenças.

 

 

Marque sua consulta com a Dra Lorena Lima.

Qual sua nota para este artigo?

0 / 5

Your page rank:

>