Mês do Aleitamento Materno: Amamentação e cirurgia plástica

Aleitamento materno

Muitas dúvidas giram em torno da cirurgia plástica quando o assunto é amamentar. Cirurgias nas mamas como a mamoplastia e a mastopexia podem interferir de alguma forma ou até prejudicar a amamentação? E após parar de amamentar, qual é o momento adequado para fazer uma cirurgia plástica nas mamas?

Não existe período certo para realizar a cirurgia após a amamentação. O ideal é que não produza mais leite e isso pode ocorrer em torno três a seis meses após a interrupção total da amamentação, e, algumas vezes, pode ser necessário o uso de medicação para que o leite cesse completamente.

A mamoplastia de aumento com implante de silicone conhecida como prótese de mama, geralmente, não interfere na amamentação. Isso porque o implante fica abaixo da glândula ou até na musculatura peitoral. Durante a colocação, quase não ocorre trauma na glândula mamária.

Existe uma opção de colocar o implante pela aréola e, nesses casos, o trauma cirúrgico poderia até influenciar, porém, não é observada essa interferência nas pacientes que realizaram a cirurgia por essa técnica.

Embora a amamentação ocorra normalmente na maioria dos casos, é muito importante a paciente estar ciente que podem ocorrer alterações estruturais, dificultando o fluxo e produção de leite.

Alterações no formato da mama, mesmo em quem não realizou cirurgia, também podem interferir na amamentação, como nos casos de mamilo invertido e na mama tuberosa.

Não são condições limitantes, porém, a cirurgia para correção da deformidade pode ser mais agressiva e prejudicar – de alguma forma – a amamentação.

É importante o bom senso na escolha do melhor momento para uma cirurgia plástica na mama. O cirurgião plástico deve explicar todos os riscos e as possibilidades de interferência na amamentação. Pode-se também postergar a cirurgia para quando não tiver desejo de ter mais filhos.

LEIA TAMBÉM:  Você sabe o que é lipodistrofia?

Para as pacientes que continuam preocupadas se conseguirão amamentar após uma cirurgia mamária, sempre digo: a natureza é sábia e a mama foi feita para produzir leite. O que mais ajuda a favor da amamentação é o estímulo e apoio da família.

 

 

*Dr. Fernando Amato

 

*Dr. Fernando Amato é médico cirurgião plástico, membro titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).