O exercício físico pode melhorar a função cognitiva?

esporte-cerebro-atividade-fisica

Nosso cérebro, assim como todo o nosso organismo apresenta sinais degenerativos com a idade e isso reflete na memória e na agilidade com que processamos informações. Sabe-se que praticar exercícios físicos regularmente é um hábito que previne várias doenças cardiovasculares e metabólicas.

Entretanto, pouco se fala dos benefícios do exercício físico no desenvolvimento da função cognitiva. Na tentativa de verificar o poder de uma única sessão de exercícios sobre a função cognitiva realizamos uma pesquisa onde testamos o efeito de uma única sessão de treinamento de força ou aeróbico sobre a função cognitiva de pessoas de meia idade.

Nesse estudo, verificamos que, imediatamente, após uma sessão de exercícios aeróbico ou de força (musculação) nosso cérebro melhora a atenção e a sua capacidade de processar informações. Portanto, quer melhorar o desempenho no trabalho hoje? Pratique exercícios físicos.

Autor: Pollyana Takao
Equipe de Endocrinologia

 

A pesquisa na integra você pode encontrar em www.pubmed.gov
J Sport Exerc Psychol. 2012 Aug;34(4):539-49. Effects of acute physical exercise onexecutive functions: a comparison between aerobic and strength exercise.
 
LEIA TAMBÉM:  Medicina do Estilo de Vida: é preciso praticar para poder aplicá-la ao paciente
LEIA TAMBÉM:  Vida Natural