Pular para o conteúdo
Início » Medicina » Especialidade: Vascular » Qual a sensação de veia entupida?

Qual a sensação de veia entupida?

Veia entupida

Antes de falarmos sobre a sensação de veia entupida, precisamos dizer que esse termo “veia entupida” é bastante genérico e acaba incluindo nessa categoria todos os outros entupimentos que podem acontecer nas artérias e nos vasos, incluindo os vasos linfáticos, que não são a mesma coisa.

Então, para uma melhor compreensão do assunto, vamos dividir os principais sinais da veia entupida de acordo com o sistema afetado, que pode ser o sistema arterial, o sistema venoso e o sistema linfático.

YouTube video

O que é veia entupida

Popularmente, é chamada de veia entupida todo e qualquer vaso ou artéria que sofre algum tipo de obstrução. Essa obstrução funciona como uma espécie de rolha que impede o sangue de seguir o seu fluxo natural.

Para que o nosso corpo funcione corretamente, o sangue deve circular livremente dentro dos vasos, artérias e veias. É por meio do sangue que o corpo recebe oxigênio e demais nutrientes essenciais para mantê-lo vivo.

Quando uma veia, vaso ou artéria entope, partes do nosso corpo deixam de receber esse sangue ou ficam com sangue represado e começam a apresentar sinais que podem ou não ser identificados a tempo pelo indivíduo.

Sensação de artéria entupida

A artéria é um vaso que leva sangue para a periferia do corpo e, junto com esse sangue, leva também nutrientes e oxigênio, substâncias essenciais para que ele permaneça vivo. 

Então, cada músculo e até o dedinho do pé são irrigados por uma artéria, que tem a essencial tarefa de levar sangue limpo para as extremidades do corpo.

Quando a artéria sofre algum tipo de obstrução, vários sintomas podem aparecer e é importante conhecê-los para buscar ajuda médica logo que eles surgirem.

 

Obstrução crônica e aguda

A obstrução, que impede o fluxo sanguíneo, pode ser dividida em dois tipos: obstrução crônica e obstrução aguda. Cada uma delas apresenta sinais diferentes, como veremos a seguir:

 

Obstrução aguda

A obstrução aguda acontece de repente e causa o infarto da região. O paciente não apresentava nenhum sintoma e, de uma hora para outra, sofreu uma obstrução arterial. Nessa situação, podemos elencar os 6 sintomas característicos do problema, também chamados de 6Ps. São eles:

Pain (dor)

A dor é a principal sensação de uma veia entupida e surge no local afetado. É o sintoma mais relatado e deve servir de alerta para buscar o médico. 

Palidez

A falta de irrigação faz com que o local afetado adquira uma coloração diferente, mais clara do que o restante do corpo.

Parestesia

Mais conhecida como formigamento ou dormência, a parestesia também surge quando o fluxo sanguíneo é interrompido.

Pulseless (Ausência de pulso)

Como não recebe o fluxo sanguíneo, naturalmente, o membro afetado não tem pulsação ou apresenta uma pulsação mais fraca.

Poiquilotermia (Alteração da temperatura)

Quem tem veia entupida também vai experimentar uma pele mais fria, com temperatura mais baixa do que o restante do corpo. 

Paralisia

A falta de movimentação do membro afetado também é um sinal de veia entupida. Como vimos, o sangue é o que faz todo o nosso corpo ficar vivo. 

 

Obstrução crônica

Outro tipo de obstrução arterial é a crônica. Nesse caso, a obstrução acontece ao longo do tempo e não de forma repentina. Também apresenta um sintoma diferente:

Claudicação intermitente

A claudicação intermitente pode ser definida mancar intermitentemente. Mas, ela acontece quando a pessoa começa a caminhar, sente a dor, pára um instante e volta a caminhar em seguida. 

 

Sensação de veia entupida

Agora, vamos falar efetivamente das veias que fazem parte do sistema venoso. 

Enquanto as artérias levam o sangue para as extremidades do corpo, as veias fazem o trajeto contrário e trazem o sangue de volta para o coração. De lá, o sangue parte para o pulmão, que será oxigenado, e depois esse sangue volta para a artéria.

Para transportar o sangue, as veias utilizam alguns mecanismos importantes, como a musculatura da panturrilha. Quando se contrai, a musculatura da panturrilha bombeia o sangue para cima, facilitando o fluxo sanguíneo.

Antes de falar da sensação de veia entupida, vamos saber o que provoca esse entupimento. A trombose venosa é a principal causa de obstrução do sistema venoso.

É quando um coágulo, ou pedaço de sangue, se desprende e segue a corrente sanguínea, bloqueando a passagem.

Quando isso acontece, o indivíduo apresenta dois sintomas, basicamente:

A trombose venosa pode ser do tipo aguda. Como vimos, é aquela que acontece de repente e tende a progredir com o passar do tempo. Caso seja ela a razão do entupimento, o inchaço e a dor aparecem também repentinamente. Quando o trombo desprende-se pode causar a embolia pulmonar.

Mas, temos também a trombose crônica e outras lesões que podem causar obstrução crônica, ou seja, uma obstrução que vai se formando ao longo dos anos. Caso seja esta a razão da veia entupida,  a dor e o inchaço surgem de maneira mais lenta.

  • Claudicação venosa

A claudicação venosa não é um sintoma muito frequente, mas pode acontecer. Nesse caso, a pessoa começa a mancar por causa da dor provocada pela veia entupida. 

É uma dor que tem uma intensidade mais alta e melhora com a elevação das pernas. A claudicação venosa também e desencadeada pelo exercício físico, quando realizado de forma excessiva.

 

Sensação de vaso linfático entupido

Quando o entupimento ocorre nos vasos linfáticos, que carrega a linfa, qual é a sensação? O sintoma mais comum é o inchaço ou edema. Ocorre frequentemente na erisipela.

Basta lembrarmos que o sistema linfático tem por objetivo remover o excesso de líquido do nosso organismo, além de impurezas. Quando essa função é afetada, há acúmulo ou retenção líquida, o que origina o inchaço.

 

E as varizes? 

Na verdade, as varizes não são uma obstrução, mas um refluxo. O sangue deveria estar subindo, mas está descendo. Há um direcionamento errado do sangue, também chamado de incompetência venosa.

Esse refluxo também é causado por uma falha da bomba venosa, a musculatura da panturrilha que, como já foi dito, tem um papel crucial no bombeamento do sangue nos membros inferiores.

Então, podemos resumir a sensação de veia entupida em uma lista, com os principais sintomas. São eles:

  • Dor nas pernas;
  • Inchaço;
  • Sensação de dor e peso nas pernas;
  • Varizes;
  • Perda de pelo na região afetada;
  • Vermelhidão;
  • Formigamento;
  • Ausência de pulso;
  • Palidez;
  • Úlcera ou feridas de difícil cicatrização;
  • Diminuição da temperatura;
  • Perda da mobilidade do membro;
  • Dificuldade ou dor ao caminhar.

Caso você sinta qualquer um dos sintomas acima listados, procure um cirurgião vascular e investigue a causa do problema. Assim, é possível antecipar o diagnóstico, fazer o tratamento e evitar complicações da doença.

Prof. Dr. Alexandre Amato

 

Marcações:
>
× Como posso te ajudar? Available from 08:00 to 20:30