Como saber quando está no período fértil

Período fértil

Chamamos de período fértil aqueles dias em que a mulher está apta a engravidar. Nesse período, a mulher está ovulando e, caso mantenha relação sexual sem preservativo, ela pode engravidar. Lembrando que é apenas no período fértil que uma gestação pode acontecer. Mas, como a mulher pode saber se está ou não no período fértil? Existem algumas características biológicas que o corpo apresenta durante essa fase e que servem de alerta para a mulher. Veja a seguir com mais detalhes!

O que acontece no período fértil

Você já sabe o que é o período fértil, mas e o que acontece nesse momento? Você sabe? Quando está no período fértil, o corpo da mulher se prepara para gerar um bebê. 

Para isso, o ovário libera um único óvulo que deverá ser fecundado por um espermatozoide, caso ela mantenha relações sexuais sem proteção. Esse óvulo tem uma vida útil de cerca de 24 horas. Depois desse tempo, ele é eliminado junto com a menstruação.

O período fértil acontece sempre uma vez por mês, geralmente na metade do ciclo menstrual.

Como saber quando a mulher está no período fértil

Identificar o período fértil nem sempre é uma tarefa simples. Principalmente porque nem todas as mulheres têm domínio sobre os seus corpos. Mas, as dicas a seguir podem ajudar.

Observe o seu ciclo menstrual

O ciclo menstrual é o intervalo entre uma menstruação e outra. Ele começa no primeiro dia da menstruação e termina no primeiro dia da menstruação seguinte. Algumas mulheres possuem ciclos regulares, que duram 25, 28 dias ou 30 dias, por exemplo.

Nesses casos, é mais fácil identificar o período fértil, pois ele acontece na metade desse ciclo. Ou seja, a mulher que tem um ciclo regular de 28 dias, está fértil por volta do dia 14, sendo necessário acrescentar três dias antes e três dias depois.

Caso esteja tentando engravidar, é nesse momento que ela deve manter relações sexuais sem contraceptivo, de prefência, alternando o ato sexual para dia sim, dia não. 

E quando a mulher tem ciclo irregular? Nesse caso, saber se está no período fértil é mais difícil. A orientação é avaliar os ciclos dos últimos seis meses, descobrir a média de todos eles e usá-la como parâmetro para identificar a fase ovulatória.

Use a tabelinha

A tabelinha é um método contraceptivo não invasivo muito utilizado pelas mulheres para definir o ciclo menstrual e identificar o período fértil. O primeiro passo é anotar o primeiro e o último dia da menstruação. Depois, encontrar a metade desse período, marcando os três anteriores e posteriores. Veja como calcular a tabelinha.

Caso queira engravidar, esse é o momento de se relacionar sexualmente. Caso queira evitar a gravidez,  a mulher deve evitar o ato sexual sem preservativo nesse período. 

Usar a tabelinha para evitar a gravidez não é muito seguro, por causa das variações comuns da ovulação. O ideal é utilizar esse método atrelado a outro tipo de controle de fertilidade.

Calculadora de período fértil

A calculadora de período fértil é uma espécie de tabelinha moderna. A mulher insere os dados do seu ciclo menstrual e, como resposta, recebe aqueles dias que serão o seu período de ovulação.

Observe o seu corpo

Como dissemos, o corpo dá sinais de que está se preparando para gerar um bebê. É possivel reconhecer as fases do seu ciclo. Veja a seguir como analisar as reações do seu corpo nessa fase:

Muco cervical

Quando está no período fértil, a mulher libera uma secreção mais pegajosa, gelatinosa, esbranquiçada ou um pouco amarelada. Esse muco é produzido pela vagina para favorecer a caminhada do espermatozoide até o útero, além de tornar a relação sexual mais agradável.

Apetite

A mulher sente mais fome quando está no período fértil. O motivo é o grande gasto energético do organismo para deixar o corpo pronto para gestar um bebê.

Desejo sexual

A libido também aumenta nesse período devido às inúmeras alterações hormonais que acontecem no corpo da mulher. Então, sabe aquele dia em que você está com um desejo sexual além do normal? É uma demonstração que a sua fertilidade está em alta.

Aparecimento de espinhas

As espinhas aparecem porque a pele da mulher fica mais oleosa do que o normal durante a fase ovulatória.

Temperatura

Algumas mulheres relatam uma mudança sutil na temperatura, sempre para mais. Apesar de não ser uma característica fácil de perceber, quando a mulher já vem monitorando esse sintoma, é possível saber, com a ajuda de um termômetro, que o corpo está um pouco mais quente.

Dor pélvica

Também chamada de dor da ovulação, a dor pélvica acontece como uma pontada, no meio do ciclo menstrual e dura alguns segundos. É como se fosse uma pequena cólica, passageira, indicando a liberação do óvulo.

Instabilidade emocional

Ansiedade, irritação, choro fácil são algumas alterações emocionais provocadas pela movimentação hormonal que acontece no corpo da mulher. Também é um bom sinal para analisar por volta da metade do seu ciclo.

Todos esses sinais do corpo devem ser observados, principalmente se a mulher não tem o ciclo regular e precisa de outros sintomas para saber quando está no período fértil.

Em um primeiro momento, é natural que a mulher não consiga identificar com clareza todos eles. Contudo, avaliando um ou dois ciclos, já é possível notar as alterações no seu corpo.

YouTube video

É possível engravidar fora do seu período fértil?

Apesar de algumas mulheres relatarem que já engravidaram fora do período fértil, essa não é uma verdade, de fato. Como vimos, o período fértil se caracteriza pela disponibilidade do óvulo para ser fecundado pelo espermatozoide.

Sem óvulo, não há fecundação. E se o óvulo só é liberado no período fértil, e uma vez ao mês, não é difícil fazer a relação entre o gameta masculino e o gameta feminino durante essa fase.

O que pode acontecer é o seguinte. O espermatozoide tem uma vida útil de até 72 horas, ou mais. Isso quer dizer que ele permanece vivo dentro do útero da mulher por 3 ou 4 dias. 

Supondo que o período fértil da mulher aconteça por volta do dia 10. Sabendo disso, ela mantém relações sexuais até o dia 7, por exemplo. Lá para o dia 11 ou 12 o espermatozoide ainda está vivo, podendo encontrar e fecundar o óvulo que será liberado a qualquer momento. E é isso que acontece, em muitos casos. Sabe a frequencia ideal de relação para conseguir engravidar?

Com todas essas dicas, ficou muito mais fácil para você, mulher, saber quando está no período fértil. Assim, você pode ou aumentar o número de relações sexuais sem contraceptivo, se quiser engravidar, ou evitar o contato íntimo, caso uma gravidez não esteja nos seus planos.

Não se esqueça de consultar um ginecologista para uma avaliação completa sobre seu corpo e sua fertilidade.

Dra. Juliana Amato

LEIA TAMBÉM:  Como funciona a fertilização in vitro?
LEIA TAMBÉM:  Como funciona a fertilização in vitro?
Marcações: