Como pesquisar sobre seu médico

Como pesquisar sobre seu médico?

Todos sabemos que existem profissionais bons e ruins nas mais diversas áreas. A pergunta é, quando depende da sua saúde, como decidir pelo melhor médico?
Vamos primeiro estabelecer o que é um bom médico? Bom médico é aquele com boa formação, estudioso e dedicado, certo? Não, o bom médico é aquele que apresenta bons resultados! Só que nós não temos esses dados, e os dados que existem não estão facilmente disponíveis, então utilizamos de maneiras indiretas para determinar o bom médico.
A boa formação é um bom indicador da origem do médico. Não podemos estabelecer se um médico é bom ou ruim só pela faculdade ou residência que ele fez, mas quem não fez residência, ou não tem o título reconhecido, já perde muitos pontos. Para saber a formação e titulação do seu médico entre no site do Conselho Regional de Medicina do seu estado (www.cremesp.org para São Paulo) e coloque o nome e/ou CRM do médico para investiga-lo e ver se tem titulação reconhecida pela sociedade. Isso atesta que ele preencheu todos os critérios para ser considerado apto na área.
Ele é estudioso? Como determinar isso? Veja seu currículo no Lattes (https://lattes.cnpq.br/). Lá você pode ver se ele participa de congressos, apresenta palestras, escreve artigos científicos, publica capítulos de livros e se atualiza-se constantemente. Atualmente a rede social de cientistas ResearchGate (https://www.researchgate.net/) fornece até uma nota de relevância científica para cada um dos seus associados e o Google Scholar (https://scholar.google.com) publica o índice H de reconhecimento pelos seus pares.
Ele é dedicado? Um pouco mais difícil responder, mas acredito que o foco seja a solução. O médico atua em uma só doença, em uma só especialidade? A probabilidade de fazê-lo bem é maior. Muito adepto de modinhas passageiras? Geralmente aquele que faz de tudo um pouco não consegue se aprofundar em nenhuma área. Aqui a indicação de um colega médico pode ajudar.
Nós do Instituto Amato somos uma equipe grande, especializada e dedicada; e você pode ler sobre todos os nossos médicos aqui

O que você acha deste artigo?: 
0
Sem avaliações