Pular para o conteúdo

DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA (DAP)

doença arterial

O QUE É DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA?

Você deve estar familiarizado com os termos angina e ataque cardíaco, que estão relacionados ao bloqueio do fluxo sanguíneo para o coração. Esse mesmo tipo de bloqueio pode ocorrer em outras partes do corpo, privando os membros (as partes periféricas do corpo) de oxigênio e nutrientes. Se não for tratada, a doença pode levar à amputação.

As artérias periféricas saudáveis são suaves e desobstruídas, permitindo que o sangue leve o oxigênio, glicose e outros nutrientes para as pernas. À medida que envelhecemos, as artérias periféricas acumulam placas, uma substância pegajosa composta principalmente de gordura e colesterol. A placa diminui o espaço para passagem de sangue dentro dos vasos e faz com que eles se tornem rígidos.

Um bloqueio moderado em uma das artérias de um músculo considerável da perna, como a panturrilha ou a coxa, pode causar dor ao caminhar. Essa dor pode ser temporariamente diminuída com o repouso, mas voltará a aparecer com mais caminhada ou atividade.

A dor nos membros inferiores, semelhante à angina, é chamada de claudicação intermitente. A dor em si não ameaça os membros, mas é um sinal de que a pessoa deve fazer mudanças no estilo de vida e consultar um médico. Exemplos de tratamentos possíveis incluem a cessação do tabagismo, exercícios diários e tratamento médico.

Se a doença se tornar mais grave, o membro pode ficar sem nutrientes básicos e o paciente começa a sentir dor em repouso (especialmente à noite). Feridas que não cicatrizam podem se desenvolver nos pés. Este é um sinal muito preocupante para a perda de dedos ou mesmo amputação da perna. Um encaminhamento urgente a um cirurgião vascular é necessário para evitar a perda do membro nessa situação.

 

Causas e fatores de risco da DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA

Diagnóstico de DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA

A dor na perna nem sempre indica DAP, mas pacientes mais velhos, especialmente aqueles que estão em risco, devem consultar um médico. Um simples e não invasivo exame de ultrassonografia e pressão arterial da perna pode diagnosticar a doença arterial periférica e determinar sua gravidade.

Se você tiver sintomas de doença arterial periférica, peça ao seu médico de cuidados primários para encaminhá-lo a um cirurgião vascular. Os cirurgiões vasculares podem realizar quaisquer tratamentos necessários. Isso inclui administração de medicamentos, angioplastia endovascular minimamente invasiva e procedimentos de stent e cirurgia de bypass aberto.

Tratamento

Dependendo da gravidade de sua condição, as opções de tratamento podem incluir mudanças no estilo de vida, medicamentos, angioplastia/stent minimamente invasiva ou cirurgia de bypass aberto.

Prof. Dr. Alexandre Amato

Qual sua nota para este artigo?

0 / 5

Your page rank:

>