Hipovitaminose D (deficiência de vitamina D)

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A vitamina D é fundamental para o equilíbrio do cálcio e do fósforo no organismo e para a saúde dos ossos. A deficiência dessa vitamina prejudica a mineralização óssea em todas as fases da vida, prejudicando o crescimento em crianças e podendo causar osteoporose e outras doenças em adultos.

A Vitamina D (colecalciferol) é a forma de vitamina D sintetizada pela pele quando exposta ao Sol. A produção de colecalciferol pela pele depende não só da exposição solar mas também de fatores genéticos, do estado de saúde da pele (pele doente produz menos Vitamina D), idade etc. A quantidade de Vitamina D3 que adquirimos através da dieta é quase sempre insuficiente para as necessidades do nosso organismo, por isso sempre dependeremos de outras fontes da Vitamina D além da dieta, como a síntese cutânea ou reposição com suplementos.

 

Quais são os efeitos da vitamina D no nosso organismo? São vários, dentre eles:

 

  • aumenta a absorção intestinal de cálcio e fósforo
  • aumentar a reabsorção de cálcio nos rins 
  • reduz a secreção do Paratormônio (PTH)

 

Há também efeitos não relacionados ao cálcio (nem todos comprovados):

  • regulação do sistema autoimune – reduzindo a incidência de algumas doenças como Diabetes MellitusEsclerose Múltipla, e melhorando imunidade contra algumas doenças infecciosas
  • redução da Hipertensão e do risco cardiovascular – através da redução da secreção renal de renina
  • redução da proliferação de alguns tipos celulares, reduzindo incidência de alguns tipos de câncer como o de cólon, de mama, de próstata, além de doenças como psoríase
  • redução da fraqueza e dor muscular, reduzindo incidência de quedas e de fraturas 

 

A forma mais fácil e mais natural de obter Vitamina D é a partir da exposição à luz do Sol, que faz com que o corpo faça a sua própria Vitamina D. Apenas 15 minutos por dia de exposição ao Sol de verão, mesmo que somente nos braços, rosto e mãos, já aumentam a produção de Vitamina D. No entanto esse hábito é contrário à tendência atual de diminuir a exposição solar: tanto para prevenir câncer de pele, como por fatores estéticos ou hábitos da vida moderna (escritórios fechado, jornadas noturnas) cada vez menos nos expomos ao Sol.

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As fontes dessa vitamina na alimentação são basicamente ovos, peixes, óleos de peixes, gordura de leite e alimentos fortificados. Ou seja, uma dieta naturalmente rica em gorduras, o que assim como a exposição solar também é contrária à tendência atual, que estimula a exclusão de alimentos gordurosos para manter ou diminuir o peso corporal

 

Se você quer saber se os níveis de vitamina D estão adequados em seu organismo e como corrigir a deficiência dessa vitamina, procure seu Endocrinologista.

 


 
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