Pular para o conteúdo

Quais as chances de engravidar fora do período fértil?

Período fértil

Você já ouviu alguma mulher falar que engravidou fora do período fértil? É uma afirmação comum e gera muitas dúvidas, mas que, quase sempre, representa pouco conhecimento sobre o funcionamento do corpo feminino e seu sistema reprodutivo. Neste artigo, vamos falar se existem e quais as chances de engravidar fora do período fértil. Se você também tem essa dúvida, continue lendo.

O que é o período fértil

Para entender sobre gravidez fora do período fértil é preciso saber, antes, o que é esse tal período fértil. Bom, chamamos de período fértil aquele espaço de tempo em que a mulher pode engravidar. Isso porque é nessa fase que ocorre a ovulação.

Ovulação é o momento em que o ovário libera o óvulo que deverá ser fecundado pelo espermatozoide. Se esse encontro acontecer, uma gravidez começa a partir dali. Se o espermatozóide não penetrar o óvulo, ele é eliminado junto com a menstruação.

O período fértil acontece todos os meses, geralmente na metade do ciclo menstrual, e dura cerca de 5 dias. O ciclo começa no primeiro dia da menstruação e termina quando começa a menstruação seguinte.

Assim, o período fértil são aqueles 5 dias em que o corpo da mulher está com um óvulo disponível, pronto para receber o espermatozoide e iniciar uma gravidez. É o que acontece se essa mulher mantiver relações sexuais com seu parceiro, sem preservativo.

 

É possível engravidar fora do período fértil?

Depois de ter compreendido o que é o período fértil, é mais fácil saber por que não é possível engravidar fora dele. A fecundação é o encontro do gameta feminino (óvulo) com o gameta masculino (espermatozóide). A ausência de um dos dois gametas impossibilita a gravidez.

Mesmo que a mulher mantenha relações sexuais sem preservativo, ela não engravida se não houver um óvulo para ser fecundado. E esse óvulo só é liberado durante o período fértil. Então, é praticamente impossível engravidar fora do período fértil porque não ocorre ovulação.

Essa é uma das muitas diferenças entre o homem e a mulher quando o assunto é fertilidade. O homem produz espermatozóides o tempo inteiro, mas a mulher só ovula uma vez por mês e libera apenas um óvulo a cada período fértil.

Para que haja a gravidez, esses dois momentos devem coincidir.

Período fértil e ciclos irregulares

Como vimos, o período fértil, geralmente, acontece na metade do ciclo menstrual da mulher. Por que dizemos “geralmente”? Porque não é uma regra, visto que muitas mulheres possuem ciclos irregulares.

Algumas mulheres têm ciclos certinhos, de 25, 28 ou 30 dias, por exemplo. É mais fácil calcular o período fértil. Outras mulheres, no entanto, não seguem essa regularidade. Podem ter um ciclo de 25 dias, o próximo de 35 dias, o seguinte de 30 dias e assim por diante.

Nesse caso, é um pouco mais difícil identificar a ovulação. Muitas mulheres com ciclos irregulares se confundem na hora de calcular o período fértil, engravidam e acham que a fecundação aconteceu fora da ovulação. Na verdade, elas estavam no período fértil e, por isso, engravidaram.

Veja como determinar seu período fértil.

Ciclos regulares também podem variar

Mulheres com ciclos regulares controlam mais facilmente o período fértil. Muitas delas conseguem identificar o melhor momento para manter relações sexuais e alcançar, ou evitar, a gravidez.

Contudo, erros também podem acontecer e a mulher pode se enganar em relação a essa contagem. Isso porque nenhum ciclo é 100% regular. Mesmo que haja uma variação bem pequena, ela pode acontecer.

Então, a mulher com ciclo regular também pode achar que engravidou fora do período fértil quando, na verdade, estava exatamente dentro do período da ovulação. Por isso, a gravidez se concretizou. É preciso que haja o gameta masculino e o feminino para a fecundação, lembra?

Tabelinha é um método bom para calcular o período fértil?

A tabelinha é um método muito utilizado pelas mulheres quando elas querem ter mais controle sobre o corpo e saber quando é possível engravidar ou não. Contudo, não é uma ferramenta 100% eficaz porque só funciona com um ciclo extremamente regular. Então, não engloba todas as mulheres.

Sem contar que até quem tem um ciclo regular pode sofrer variações por questões biológicas, o que invalida todo esse processo de controle de dias férteis ou inférteis.

Veja como saber se está no seu período fértil.

Relações sexuais fora do período fértil podem resultar em gravidez. Entenda.

Um acontecimento muito frequente e que talvez seja o que confunde muito a cabeça das mulheres é quando elas engravidam mesmo tendo mantido relações sexuais bem antes do seu período fértil. Quando isso acontece, elas acreditam que houve gravidez fora da ovulação.

É totalmente possível uma fecundação nessas condições. A mulher marca a sua tabelinha, identifica o período fértil e tem o cuidado de manter relações sexuais alguns dias antes da ovulação. Para sua surpresa, a gravidez acontece.

Nesse caso, a fecundação tem a ver com o tempo de vida do espermatozoide. Em condições saudáveis, e desde que encontre uma situação propícia para a sua sobrevivência, o espermatozóide permanece vivo e pronto para penetrar um óvulo por até 5 dias dentro do corpo da mulher. Veja a frequencia ideal de relações para conseguir uma gravidez.

Portanto, se o período fértil da mulher iniciou no dia 15, por exemplo, e ela manteve relações sexuais sem contraceptivo até o dia 10 ou 11, é possível que ocorra uma gravidez, já que o espermatozoide estará ativo até o dia 15 ou 16, dentro do seu corpo.

E é por isso que a mulher engravida mesmo sem manter relações sexuais dentro do seu período fértil, desde que esta relação tenha acontecido alguns dias antes. O espermatozoide continuou vivo, à espera do óvulo, e esse encontro acabou acontecendo logo que ela entrou no período fértil, quando ocorreu a ovulação.

Essa, aliás, é mais uma diferença entre a mulher e o homem em relação à fertilidade. Na mulher, o óvulo tem uma sobrevida de até 36 horas (cerca de um dia e meio), enquanto o espermatozoide pode sobreviver por até 120 horas (5 dias), mas em média 48 a 72 horas depois da ejaculação. Os espermatozoides que sobrevivem por mais tempo são os que carregam cromossomos X – se eles fecundarem um óvulo, darão origem a uma menina. Eles são mais lentos e economizam energia. Já os espermatozóides Y, que dão origem a meninos, são mais rápidos, gastam mais energia e vivem menos. 

Agora você já sabe quais as chances de engravidar fora do período fértil e entendeu que elas são quase inexistentes. Também descobriu os motivos pelos quais muitas mulheres acreditam que isso tenha acontecido com elas e que, na verdade, trata-se de um engano, falha na hora de calcular o ciclo menstrual ou por causa da sobrevida do espermatozóide. Para resultados mais precisos e honestos sobre fertilidade, converse com o seu ginecologista e tire todas as suas dúvidas.

Dra. Juliana Amato

Qual sua nota para este artigo?

0 / 5

Your page rank:

Marcações:
>