Quais as principais causas de infertilidade?

Causas de infertilidade

A infertilidade é uma condição que acomete muitos homens e mulheres, mas boa parte dessas pessoas só pensa nisso quando tenta ter um filho e passa por dificuldades. Entretanto, ter dificuldades para engravidar é comum e não significa necessariamente que um dos parceiros é infértil.

Um casal deve considerar a infertilidade quando mantém relações sexuais regulares por 1 ano sem o uso de contraceptivos e ainda têm dificuldades. Nesse caso, o indicado é consultar um médico para fazer uma avaliação e receber auxílio. Se ambos ou um dos parceiros tiver 35 anos esse tempo de espera diminui para 6 meses.

Essa consulta é importante, porque existem diversos fatores que podem causar infertilidade e um especialista saberá qual é o melhor tratamento para cada caso. Abaixo, listamos as principais causas de infertilidade para que você as conheça e analise o que pode estar dificultando seus planos de engravidar.

Principais causas de infertilidade em mulheres

Endometriose

Um dos principais motivos de infertilidade feminina é a endometriose, uma condição em que o endométrio (a mucosa que reveste a parede interna do útero e que descama na menstruação) cresce fora do útero.

Como ele pode se espalhar para outros órgãos, acaba mudando a anatomia do aparelho reprodutor da mulher e, assim, faz com que seja mais difícil ocorrer a gravidez.

A endometriose pode apresentar sintomas, como cólicas e sangramentos fortes, dor nas relações sexuais e menstruação irregular. Mas, às vezes ela é assintomática, por isso é importante ter o diagnóstico de um médico.

Além disso, ter o acompanhamento desse profissional é fundamental, porque se a endometriose for confirmada ele saberá qual é o melhor tratamento para o caso.

Síndrome dos ovários policísticos

A síndrome dos ovários policísticos, também conhecida como SOP, ocorre quando a mulher tem ovários com cistos, além de um excesso de hormônios masculinos e baixa quantidade de femininos. Essa situação faz com que a ovulação seja irregular e, em alguns casos, nem ocorra.

Entre os principais sintomas da síndrome do ovário policístico estão a menstruação irregular, presença de acnes, ganho de peso e excesso de pelos. Uma mulher que desconfia que tem SOP deve ir ao médico e realizar exames, como ultrassom e hormonais, para confirmar sua condição.

Caso ela seja confirmada, existe mais de um tratamento que pode melhorar a fertilidade da mulher e aumentar as chances de gravidez. Alguns exemplos são os tratamentos com remédios que incentivam a ovulação e a fertilização in vitro.

Problemas na ovulação

Algumas mulheres costumam apresentar problemas na ovulação provocados por diferentes motivos, por exemplo, por óvulos de baixa qualidade, presença pequena de óvulos liberados ou maduros.

Esses problemas nos óvulos também podem ser causados por várias razões, sendo a idade uma delas. Geralmente, depois dos 35 anos as mulheres diminuem consideravelmente a quantidade de óvulos produzidos e a qualidade é igualmente reduzida.

Se o problema na ovulação não for causado pela idade, ele pode apresentar alguns sintomas, como menstruação irregular e ausência de sintomas da TPM. Para melhorar a fertilidade nos casos de problema de ovulação é possível, por exemplo, utilizar medicamentos ou realizar a inseminação artificial.

Alterações nas tubas uterinas

Quando as tubas uterinas apresentam alterações, como um bloqueio ou um dano, elas dificultam bastante o caminho dos espermatozoides e do óvulo. Por isso, é difícil para a mulher conseguir engravidar.

Essas alterações podem ter várias causas, como doenças sexualmente transmissíveis ou uma doença inflamatória pélvica. Dependendo do quadro, a mulher pode passar por uma cirurgia para corrigir a alteração ou tentar engravidar com o método da fertilização in vitro. Às vezes o próprio exame de histerossalpingografia mostra o problema e em raras vezes pode acabar até desobstruindo as tubas.

Principais causas de infertilidade em homens

Problemas na formação dos espermatozoides

Uma das causas mais comuns para a infertilidade dos homens é a presença de problemas na formação dos espermatozoides. Eles podem ser produzidos em baixa quantidade, em formatos irregulares ou até terem dificuldades para se locomover.

Para descobrir esses problemas, o homem deve fazer um espermograma, pois essa é a melhor forma de confirmar se ele tem alguma dessas condições. Caso o problema seja a quantidade de espermatozoides produzidos, é possível aumentá-la com um tratamento adequado.

Já se o problema for o formato ou a mobilidade, o casal pode optar pela fertilização in vitro ou por utilizar o espermatozoide de um doador.

Varicocele

Quando o homem tem um alto grau de veias aumentadas no testículo significa que ele tem varicocele. Essas veias são um tipo de varizes que prejudicam a produção de espermatozoides e podem causar a infertilidade.

Em alguns casos, a varicocele pode provocar dores no saco escrotal e a sensação de peso na região. Caso se confirme que o parceiro tem varicocele, ele pode fazer uma cirurgia simples ou embolização para tratar essa condição.

Dificuldades na ejaculação

Alguns homens têm problemas na ejaculação, o que pode dificultar bastante a fecundação. Os homens que apresentam esse tipo de problema podem ejacular pouco ou, em alguns casos, podem não ejacular.

Essa dificuldade na ejaculação pode ter diferentes origens, como uma inflamação, um ferimento e até a realização de uma vasectomia anteriormente. Se o homem apresentar essa dificuldade, o mais indicado é coletar seus espermatozoides para fazer a fertilização in vitro ou optar por um doador.

Dependendo do caso, uma cirurgia para desbloquear o canal da ejaculação também pode solucionar o problema.

Infertilidade sem motivo específico

Em alguns casos, mesmo após fazer uma análise completa, não é possível identificar o motivo de infertilidade de um casal. Quando isso acontece, o médico responsável pela avaliação pode passar o tratamento de fertilidade mais adequado para o casal, de acordo com os resultados dos exames e suas observações.

Se isso acontecer com você e seu parceiro é importante não desanimar, porque atualmente existem vários tratamentos para fertilidade. E mesmo desconhecendo a causa da infertilidade é possível encontrar um tratamento que tenha chances de ser bem-sucedido.

Então, se vocês estão tentando engravidar há algum tempo, marque uma consulta com um especialista. Dessa forma, ele poderá realizar uma avaliação e encontrar a melhor solução para vocês.

Para saber mais sobre as suas opções, inclusive, confira também os principais tipos de tratamento de fertilidade

 

LEIA TAMBÉM:  Congelamento de Óvulos - processo de congelamento de óvulos