Prótese de silicone na frente ou atrás do músculo?

YouTube video

Saiba quais são as diferenças da protese na frente ou atrás do músculo!

Esse é um tema que sempre gera dúvida e questionamentos dos pacientes.

Até é comum a paciente procurar o médico e já querer escolher o plano, a posição em que a protese de silicone vai ficar em relação ao músculo peitoral

Essa não deveria ser a escolha do paciente.

como quase todo mundo já ouviu falar, a protese de silicone pode ficar  atrás do músculo peitoral , ou na frente, ficando entre a glândula mamária e  o músculo

Qual é a melhor técnica, qual a melhor opção?

DEPENDE

Existrem pacientes que beneficiam de uma ou de outra tecnica

A  prótese retromuscular, aquela que vai atrás do músculo, é muito utilizada na reconstrução mamária em que geralmente é feita a mastectomia,  que é a ressecção total da mama, ou adenectomia, em que se resseca a mama e preserva o bico e aréola.

Muitas vezes sobra apenas a pele e pouca gordura. 

Nesses casos , colocar a protese atrás do músculo é a melhor opção para  aumentar a cobertura desse implante, diminuindo complicações, como deformidades visiveis, mal posicionamento e até contratura capsular.

Com esse raciocíno, Em cirurgia estética, preferimos a protese atras do musculo  pricnipalmnte  nos casos  em que a paciente é mais magra e possui pouca cobertura de tecidos (pele, gordura e glandula ) para proteger o implante.

Uma vantagem ou até desvantagem dessa tecnica é que a protese fica mais fixa ao tórax, e não sofre tanto os efeitos da gravidade. Desvantagem, por que  se os tecidos que compoem a mama cairem,  a mama fica com dupla bolha.

e o que é isso?

É quando a mama fica com 2 contornos, o da protese acima e o da mama caída. O que não é um resultado bonito.

LEIA TAMBÉM:  Envelhecimento Saudável Para a Saúde da Mulher. Envelhecimento Ativo.

Para evitar  essa dupla bolha, durante a cirurgia, pode preciso ressecar mais tecido, principalmente a glândula mamária.

Já a protese na frente do músculo é mais utilizado em cirurgias estéticas,  geralmente a cirurgia é mais rápida e o pós operatório é mais tranquilo.

Quem tem mais tecido na mama,  para proteger o implante pode se beneficiar mais com esta tecnica.

O comportamento da mama é mais natural e essa seria sua vantagem e desvantagem, ou seja, tem menos risco de  ter dupla bolha,  pq protese acompanha o posicionamento da mama, mas é a desvantagem por que se a mama sofrer muito o efeito da gravidade, provavelmente a protese também sofrerá esse efeito podendo agravar esse efeito.

E talvez possa se interessar nesse vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=56AaGlgVAAc&t=1s

Quer saber como decidir o tamanho da sua prótese de silicone? assista esse vídeo: https://youtu.be/C8Jk2urPEGQ

Roteiro
00:00:00 Intro
00:00:06 apresentação
00:00:13
00:01:07 Depende
00:03:51 final