“Toxina botulínica, a substância que ficou famosa por ®Botox, não causa inchaço”. A afirmação é do cirurgião plástico Dr. Fernando Amato, que explica que a toxina atua inibindo a contração dos músculos. Essa inibição ocorre já nos primeiros dias, mas, com o tempo, o efeito vai passando. O ®Botox pode durar até seis meses e pode ser usado em pessoas mais jovens.
Ácido hialurônico, por exemplo, também muito utilizado nos tratamentos estéticos faciais, é muito seguro, mas pode ter eventos adversos, como inchaço, edema prolongado, e até infecção. Também existem complicações graves relacionadas à técnica de aplicação, causando obstrução em vasos e evoluindo com necrose de pele. Por isso, a importância em realizar esses procedimentos com médicos especialistas e habilitados.
“Mas existem outros produtos que são usados no rosto, porém, não têm indicação estética, como é o caso do PMMA, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para o tratamento de lipodistrofia em paciente com HIV. Há casos também de uso do silicone líquido industrial, que é proibido para uso médico por oferecer diversos riscos à saúde. Esses tipos de preenchedores não são absorvíveis e são eles que podem trazer complicações, deformidades e infecções graves”, explica Dr. Fernando.
Sobre o Dr. Fernando C. M. Amato – Graduação, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Mestrado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).