Pular para o conteúdo

Cirurgia de varizes

cirurgia-de-varizes

Tantos tipos de cirurgia de varizes, tantas opiniões por aí. O que fazer? Entenda com o Dr Alexandre Amato (CRM 108651), cirurgião vascular do Instituto Amato quais são as cirurgias realizadas hoje em dia, e para qual tipo de veia. A maioria das vezes o evento de uma cirurgia de varizes consiste em várias técnicas diferentes sendo aplicadas ao mesmo paciente, mas em veias de tipos diferentes: reticulares, tributárias, safenas e colaterais.

Quais são os tipos de cirurgia para varizes?

Existem diferentes tipos de cirurgia para varizes, dependendo do tamanho e da localização das veias afetadas. Para vasinhos menores, reticulares, veias tributárias e colaterais, as técnicas mais utilizadas são a microcirurgia e a técnica de Muller. Já para a insuficiência venosa de veias maiores, como safena magna, safena parva ou safena acessórias, as opções são a cirurgia tradicional (stripping) ou as termoablações, que podem ser realizadas por meio da cirurgia laser ou por radiofrequência. Na prática, muitas vezes é utilizada uma combinação de diferentes técnicas, dependendo da avaliação do caso específico do paciente.

A cirurgia de varizes é obrigatória?

Depende muito da fase em que a doença se encontra. Quanto mais avançada, mais recomendável a realização do procedimento. Mas não, a cirurgia de varizes não é obrigatória. O tratamento para varizes pode envolver várias opções, desde mudanças no estilo de vida até procedimentos mais invasivos, dependendo do grau de gravidade da condição e dos sintomas apresentados. É importante consultar um médico especialista em cirurgia vascular para avaliar qual é a melhor opção de tratamento para cada caso.

Neste vídeo, o Dr. Alexandre Amato, cirurgião vascular do Instituto Amato, explica que existem diversas técnicas cirúrgicas para tratar varizes, dependendo do tamanho das veias afetadas. Para vasinhos menores, são indicadas a microcirurgia e a técnica de Muller, em que são feitos pequenos furinhos para retirar as veias. Para veias maiores, como a safena, as opções são o stripping (cirurgia tradicional), a termoablação com laser ou radiofrequência. Geralmente, é feita uma combinação de técnicas para tratar varizes, como stripping associado a microcirurgia e termoablação. O Dr. Amato destaca que a cirurgia de stripping, apesar de já ter sido considerada a técnica principal, atualmente é indicada apenas em casos específicos.

Olá, sou o Dr. Alexandre Amato, cirurgião vascular do Instituto Amato e hoje nós vamos falar sobre a cirurgia de varizes. Existem várias cirurgias de varizes, então quando a gente fala só em cirurgia de varizes não dá pra saber qual técnica que tá sendo falada. Então vamos lá, para o tratamento dos vasinhos menores então reticulares, veias tributarias e colaterais, a microcirurgia, e a técnica de Muller que são cortes maiores, pode ser realizada. Microcirurgia é uma modificação dessa técnica de Muller em que a gente faz pequenos furinhos e através desses pequenos furinhos que não precisa nem de ponto, as veias são retiradas. A microcirurgia pode ser realizada com sedação e anestesia local sem a necessidade de um hospital ou muito menos de uma anestesia raquidiana ou uma anestesia geral, anestesia local é mais do que o suficiente. Então para o tratamento das tributárias, colaterais, e reticulares, quando a gente fala de cirurgia de varizes, estamos falando normalmente da microcirurgia ou da técnica de Muller. Quando a gente tá falando da insuficiência venosa de veias maiores, como safena, safena magna, safena parva ou safena acessórias, a gente tá falando de, ou cirurgia ou cirurgia de stripping que é a cirurgia tradicional ou as termo ablações que aí entra a cirurgia laser ou a cirurgia por radiofreqüência. A cirurgia stripping, a cirurgia tradicional consiste num corte na perna, um corte na virilha, coloca-se um fio de aço, traciona, arranca-se essa veia, e ela não faz mais parte da circulação. A cirurgia tradicional, a cirurgia de stripping já foi colocada como secundária nos, nas grandes diretrizes internacionais. As técnicas [inint] [00:01:48], então o laser e a radiofreqüência tem um resultado melhor, e são as indicadas atualmente. Então o laser e a radiofreqüência funcionam mais ou menos da mesma maneira, ambas causam a oclusão da veia pelo calor. A questão é que o laser vai usar o calor gerado pela energia luminosa enquanto a radiofreqüência vai usar o calor gerado por uma energia de microondas. Ambas vão coagular as proteínas da parede do vaso que vai se fechar e não vai passar mais circulação nessa veia. A cirurgia de veias maiores é essa. Então quando a gente tá falando de cirurgia de varizes, muitas vezes é uma associação de vários métodos. Então pro tratamento das veias maiores, safenas, é realizado uma termoablação a cirurgia do stripping associado a fleboextração a microcirurgia dos vasos colaterais e tributárias, então essa é a cirurgia de varizes que a gente realiza. Gostou desse vídeo? Ajude-nos a continuar. Curte e compartilha, muito obrigado! Até a próxima.

Qual sua nota para este artigo?

0 / 5

Your page rank:

>