Mitos sobre a osteoporose

Osteoporose

Os mitos envolvendo a Osteoporose são muitos, seguem os principais:

  • “Eu não tenho dor nos ossos, portanto, não tenho Osteoporose”: a Osteoporose raramente cursa com dores. Estas só surgem quando há a presença de fraturas, muitas vezes diagnosticadas tardiamente.
  • “Tomo muito leite, não terei Osteoporose”: a ingesta de leite e derivados de fato contribui para uma boa saúde dos ossos, no entanto, a origem da Osteoporose envolve vários fatores, dentre eles fatores genéticos que podem levar até mesmo uma pessoa com hábitos de vida saudáveis a ter Osteoporose.
  • “Eu tenho Osteoporose mas é só na coluna”: a Osteoporose é uma doença sistêmica, ou seja, acomete todos os ossos do corpo. Pode haver lugares mais gravemente acometidos, no entanto, a doença está presente em todos os ossos. A coluna e o fêmur são as regiões avaliadas pela densitometria óssea para fins diagnósticos, mas representam a saúde dos ossos como um todo.
  • “Homens têm ossos fortes, portanto, não têm Osteoporose”: os homens têm Osteoporose com menor frequência que as mulheres, mas essa é uma doença que acomete ambos os sexos, portanto os homens também devem investigar se têm Osteoporose.

 

Marque sua consulta com a Dra Lorena Lima.

O que você acha deste artigo?: 
0
Sem avaliações