Pular para o conteúdo

Vinho tinto pode melhorar a saúde dos discos intervertertebrais?

Diversos pacientes referem melhora da dor na coluna ao beber vinho. Será que existe benefício do vinho tinto à saúde dos discos intervertebrais?

Muitos pacientes, em momentos de dor, optam por tomar uma taça de vinho ou outra bebida, notando uma leve melhora. Importante frisar que este post não recomenda o uso de álcool como uma medida terapêutica.

Vinho tinto pode melhorar a saúde da coluna?
Vinho tinto pode melhorar a saúde da coluna?

Embora o álcool tenha efeitos analgésicos documentados, seu uso não é indicado para alívio da dor. O álcool atua como sedativo, causando relaxamento muscular e aliviando dores músculo-esqueléticas, de modo similar aos benzodiazepínicos.

Além do álcool analgésico, o resveratrol, composto presente no vinho tinto, tem sido estudado por seus efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Pesquisas indicam que o resveratrol oferece proteção contra a degeneração do disco intervertebral, inibindo a autodestruição e o envelhecimento das células danificadas do núcleo discal.

Entretanto, é crucial ter cautela. Estudos sobre o resveratrol ainda são pré-clínicos, realizados em laboratório e em animais. Portanto, não há evidências científicas suficientes para recomendar a suplementação de resveratrol em humanos.

Apesar disso, um consumo moderado e consciente de vinho tinto, reconhecido por suas propriedades benéficas para a saúde cardiovascular, pode não prejudicar os discos intervertebrais. Aguardamos mais estudos e pesquisas futuras para possíveis descobertas nessa área.

Não deixe de ver os artigos científicos publicados pela equipe em “Artigos Publicados“. Conheça como os médicos do Instituto Amato ajudam na evolução dos tratamentos das doenças da coluna.

 

Qual sua nota para este artigo?

0 / 5

Your page rank:

Marcações:
>
error: Alerta: Gostou do nosso conteúdo? Assine nosso canal!!