8 dicas para ter pernas bonitas e saudáveis para o verão

Pernas bonitas no verão

Não é porque você sofre com varizes que precisa se esconder na estação mais quente do ano. É totalmente possível exibir pernas bonitas e saudáveis no verão e nós vamos dizer agora como você pode se preparar para isso. Quer saber mais? Continue lendo.

8 dicas para garantir pernas lindas para o verão

Quem sofre com varizes nas pernas sabe que o verão é uma das estações mais difíceis de enfrentar. O calor pede roupas mais soltas e pernas à mostra, mas como fazer isso sem atrair olhares para as imperfeições na pele? Com as dicas de hoje vai ser muito mais fácil lidar com essa situação. Confira.

1. Não deixe o tratamento para a última hora

Muitas mulheres que sofrem com as varizes relatam que não perceberam quando exatamente surgiram os primeiros vasos aparentes. Contudo, esse é um cuidado que deve ser tomado pelo público feminino, já que ele é o principal fator de risco para as varizes.

As pernas são a região do corpo onde mais se concentram as varizes. Portanto, a mulher precisa se autoexaminar em busca de possíveis alterações e procurar um especialista vascular logo que perceber alguma imperfeição do tipo.

Portanto, se você quer aproveitar muito o verão e sem esconder as pernas precisa começar o tratamento das varizes pelo menos três meses antes do início da estação.

2. Continue tratando as varizes durante o ano

As varizes são veias doentes e sua causa principal é o fator genético. Logo, precisam ser acompanhadas durante todo o ano por um médico vascular, especialista no assunto, e não apenas durante o período de tratamento indicado por ele.

3. Prepare-se para um tratamento prolongado

O problema das varizes, muitas vezes, não se resolve em um único dia, como muitas pessoas pensam. Ao contrário, é um tratamento prolongado, que pode durar até três meses e que exige total atenção do paciente no cumprimento das orientações estipuladas pelo médico.

Portanto, para aproveitar bem o verão com tudo que você tem direito é necessário se planejar com antecedência, procurando um médico e iniciando o tratamento o mais rápido possível.

Ao deixar tudo para a última hora você corre um sério risco de não obter os resultados que tanto deseja.

4. Faça exercício físico com frequência

Já vimos que exercícios físicos são essenciais para a saúde do corpo como um todo, inclusive para as pernas. O exercício físico contribui para a perda de peso, estimula a circulação sanguínea, especialmente dos membros inferiores, e aumenta a disposição ao longo do dia.

Pratique atividade física ao menos três vezes por semana e por trinta minutos ou mais. Alguns exercícios que ajudam na circulação sanguínea e melhoram o aspecto e a incidência das varizes são:

  • Caminhada;
  • Natação;
  • Hidroginástica;
  • Bicicleta na água ou Acqua Cycling;
  • Caminhada.

5. Visite o seu médico vascular periodicamente

As varizes devem ser acompanhadas com frequência pelo seu médico vascular. É nessas consultas que o especialista pode perceber e identificar alguma alteração ou complicação que porventura esteja ocorrendo nas varizes.

E sabemos que quanto mais cedo for feito um diagnóstico sobre um determinado problema de saúde, maiores são as chances de tratar e curar esse problema.

As varizes não são apenas interferências estéticas que impedem a mulher de usar determinada roupa, por exemplo. As varizes são um problema sério de saúde que sinaliza que existe algo de errado com o sistema circulatório.

Os coágulos formados dentro das veias devido às varizes podem provocar trombose. Além disso, pedaços dos coágulos podem entupir as artérias, impedir a oxigenação dos pulmões e causar embolia pulmonar.

Diante de tantas complicações derivadas das varizes podemos afirmar que o acompanhamento médico deve ser feito constantemente e não apenas quando estiver faltando poucos dias ou meses para a chegada do verão.

6. Use meias elásticas para prevenir novas varizes

As meias elásticas ou meias de compressão são indicadas pelos médicos como parte do tratamento das varizes. As meias estimulam a circulação na região das pernas, reduzindo o inchaço, o cansaço e a sensação de peso nas pernas.

Além de tratar as varizes existentes, as meias elásticas também evitam que novas varizes surjam. Por questões estéticas, muitas mulheres relutam em usar as meias compressoras. Contudo, é uma orientação médica que deve ser seguida, pois influencia na saúde e beleza das pernas no futuro.

7. Reduza o excesso de peso

O excesso de peso é um fator de risco para as varizes porque gera uma pressão maior sobre as pernas, dificultando a circulação do sangue.

Para perder peso é preciso seguir uma regra básica: gastar mais calorias do que ingere. É o que chamamos de déficit calórico e acontece quando o corpo queima mais calorias do que a quantidade que foi consumida.

Para acelerar esse processo, existem duas maneiras: fazer atividade física e melhorar a alimentação, deixando de lado alimentos calóricos e incluindo aqueles mais saudáveis e que engordam menos.

Outras dicas para perder peso:

  • Coma de três em três horas de forma fracionada, ou seja, em pequenas porções. Assim, você se mantém alimentada ao longo do dia, sem exagerar em nenhuma refeição;
  • Escolha uma atividade física que você goste, assim é mais fácil praticá-la;
  • Beba bastante água. A água estimula a circulação e oxigenação do cérebro, alimenta, dribla a fome, reduz o inchaço e ajuda no funcionamento do intestino;
  • Faça trocas saudáveis. Substitua o pão refinado pelo integral, por exemplo. Faça o mesmo com o macarrão e o arroz. Use leite desnatado, troque o refrigerante pela água saborizada etc.
  • Veja tudo que já falamos sobre alimentação saudável.
LEIA TAMBÉM:  Qual o motivo de ter varizes?

8. Tenha uma alimentação saudável

Não existe uma dieta capaz de eliminar as varizes. No entanto, existem alguns alimentos que minimizam seus efeitos e colaboram para o alívio dos sintomas e outros que devem ser evitados. Confira:

  • Alimentos ricos em fibras: frutas, legumes, verduras, sementes e alimentos integrais possuem muitas fibras e ajudam no funcionamento do intestino. Consequentemente, também ajudam a evitar o surgimento das varizes;
  • Água: para que as fibras produzam efeito, é fundamental beber bastante água. Sem água, as fibras provocam o efeito não desejado que é a prisão de ventre;
  • Alimentos anti-inflamatórios como o peixe e a linhaça, ricos em ômega 3. Alho, tomate e cebola também são ótimas opções;
  • Alimentos ricos em vitamina C: laranja, acerola, amora, morango e frutas cítricas;
  • Evitar embutidos, enlatados, gorduras, frituras e demais industrializados em excesso.

Como você viu, é possível sim ter pernas lindas e saudáveis no verão e usufruir de todas as vantagens dessa estação calorosa e convidativa. Para isso, é preciso começar o tratamento das varizes o quanto antes, seguir todas as recomendações médicas, além de incluir na rotina a prática de hábitos saudáveis.