Pular para o conteúdo

Consulta Nutricional – Nutrição

nutricao

Imagine um mundo onde a chave para a saúde, bem-estar e longevidade está ao alcance de todos, apenas com o conhecimento adequado e decisões conscientes. Esse mundo não é uma utopia distante, mas sim uma realidade que pode ser alcançada através da nutrição. Nos últimos anos, a ciência da nutrição tem revolucionado a maneira como encaramos nossa alimentação e seus impactos diretos em nossas vidas. Neste artigo, vamos explorar o universo fascinante da nutrição, seus princípios, a importância do acompanhamento nutricional personalizado e como uma consulta nutricional pode transformar sua vida para melhor. Aprenda a desvendar os mistérios por trás de uma alimentação equilibrada, e descubra como você pode se tornar a melhor versão de si mesmo, com saúde e vitalidade. Não espere mais, embarque nesta jornada e descubra como a nutrição pode mudar a sua vida.

Sumário

O que é a Nutrição?

Nutrição é a ciência que estuda a composição de micro e macronutrientes presentes nos alimentos e sua influência direta no organismo, podendo melhorar o bem-estar físico.

Nos últimos anos, o interesse pela nutrição e seus benefícios cresceu de maneira vertiginosa, pois seu impacto na saúde está cada vez mais claro e definido pela literatura cientifica.

O aumento da longevidade e das doenças crônicas, não transmissíveis, como diabetesdislipidemiashipertensão e obesidade, tornou o acompanhamento nutricional, associado a orientação médica, imprescindível. Concomitantemente, a eterna busca pela melhor qualidade de vida e bem-estar, levou a população a procurar cada vez mais o nutricionista.

A nutrição adequada é fundamental em todas as etapas da vida, desde a gestação, infância, maturidade, até a velhice, assim como em fases especiais pré e pós competições esportistas, estados de convalescença, pré e pós determinadas cirurgias, entre outras situações.

Cada um tem seus hábitos alimentares dependentes da cultura familiar, criada desde a infância. Por isso, é muito importante levar em conta que a orientação nutricional precisa ser personalizada.

Aqui, no Instituto Amato, dispomos de nutricionista para acompanhar nossos pacientes durante seu tratamento auxiliando-os a atingir os resultados esperados com maior eficácia e segurança.

 

Como é feita uma consulta nutricional?

A consulta nutricional é realizada através de uma entrevista detalhada, abrangendo o histórico familiar, hábitos alimentares e pessoais, qualidade do sono, funcionamento intestinal, rotina de atividade física e análise dos sintomas relatados pelo paciente como cansaço, irritabilidade, insônia, etc.

Muitos desses sintomas desagradáveis podem estar associados à qualidade ruim de alimentos ingeridos no dia-a-dia. Posteriormente, é feita a avaliação corporal, com peso, medidas antropométricas e porcentagem de gordura. Alguns exames laboratoriais podem ser solicitados pela equipe médica, a fim de identificar eventual alteração que necessite ser tratada, assim como também permite um controle mais preciso do acompanhamento nutricional.

É importante destacar, que independentemente das metas terapêuticas traçadas pelo profissional e paciente, a consulta nutricional não tem resultado imediato, é um processo de reeducação que para ser eficaz e definitivo, precisa ser a médio e longo prazo. Nossa proposta é sem rótulos de dietas ou terrorismo nutricional, visando sempre a saúde e o bem estar do paciente. Durante o acompanhamento nutricional são transmitidos conhecimentos de nutrição para que a relação com a alimentação seja fácil e prazerosa.

 

Marque sua consulta e venha conhecer nossa equipe!

 

Qual sua nota para este artigo?

0 / 5

Your page rank:

>